quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Gabinete de Apoio ao Empreendedor nasce em Aveiro

Nasceu no IPAM de Aveiro o BIZness Preview. Trata-se de um gabinete de apoio aos empreendedores da região e que nasce no âmbito do projeto “Aveiro Empreendedor”.
“A atividade do Gabinete BIZness Preview consiste num acompanhamento individualizado a todos os que pretendam perceber o potencial da sua ideia de negócio, de modo a identificar atempadamente os riscos associados à sua implementação, contribuindo assim para uma tomada de decisão mais ponderada e informada”, explica o presidente das Talent Universities New Leaders. Caetano Alves acrescenta que o principal objetivo é “observar, em janeiro de 2014, a sobrevivência de pelo menos 80% das sociedades constituídas por aconselhamento deste gabinete”.
Este novo gabinete adota uma metodologia ativa e personalizada, daí que programe cada acompanhamento em três sessões individuais com o promotor e uma sessão interna onde especialistas avaliam a ideia de negócio e a proposta de valor.

Caetano Alves recorda ainda que a taxa de sobrevivência, após dois anos, verificada em Portugal situa-se nos 54% contra os 70% registados nos países da OCDE.
Segundo o responsável isto acontece pela precipitação por parte dos promotores. “Raramente encontrámos um promotor de um projeto que tenha resposta efetiva para a pergunta básica: Quem compra o seu produto e quanto paga por ele?”. A mesma fonte adianta ainda que “ser empreender hoje é como ir às compras: é um
processo recheado de facilitismos, o que não é de todo mau, mas dadas as características da sociedade portuguesa, há certo tipo de incentivos que deixam muito a desejar e prejudicam muitas famílias, pois são poucos os empreendedores que procuram apoio de gestão antes de tomar a decisão de constituir uma sociedade”.

Mas que impacto tem o BIZness Preview para a região de Aveiro? “Este projeto tem como meta avaliar, no mínimo 300 potenciais empreendedores e as suas ideias de negócio em 17 meses. Se considerarmos que pelo menos 20/25 por cento das ideias têm potencial de se tornarem num negócio de sucesso estaremos a criar no mínimo quatro a cinco postos de trabalho por mês, que, por sua vez, irão gerar uma dinâmica na economia da região, através da contratação de serviços básicos, arrendamentos, entre outros.”

Sem comentários:

Enviar um comentário