quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Projeto inovador promove valorização dos resíduos florestais


Depois de uma experiência de 38 anos em gestão de negócios em ambiente multinacional,
Jorge Santos criou, em Agosto de 2011, a Greenfiber Tech, uma empresa a operar na área das cleantech.
Tendo como matéria-prima as fibras vegetais numa combinação inovadora com polímeros,a Greenfiber Tech desenvolveu uma fórmula que resulta num produto compósito, designado Smart Composite. Trata-se de uma gama de produtos inovadores mais sustentáveis do que a madeira e compósitos de madeira com termoplástico (WPC – Wood Plastic Composite).

A indústria de construção naval e civil dos EUA e Canadá são os principais mercados dos Smart Composite, que poderão ser aplicados em barcos,terraços, jardins, piscinas, spas, mobiliário de exterior, entre outros. Utilizando tecnologias de transformação já existentes, os Smart Composite inovam no processo de produção. Ao seleccionar e combinar propriedades específicas das fibras vegetais, detectadas e isoladas em laboratório sueco, com polímeros de propriedades singulares,
o resultado é uma alternativa de maior valor e mais eficaz.
Desta forma são valorizados “com mais eficácia os desperdícios da indústria da fileira florestal(coco, casca de arroz, sisal, cânhamo e outros),garantindo produtos com características únicas que reúnem um conjunto de benefícios”, referiu à VE o CEO e fundador da Greenfiber Tech, Jorge Santos.
Neste momento, a Greenfiber Tech está disponível para a entrada de capital de risco e outros investidores.

Quanto ao futuro do negócio, a curto prazo está prevista a abertura de uma fábrica no
distrito do Porto que empregará mão-de-obra qualificada. Para além disso, “há um conjunto vasto de outras aplicações que podem integrar as matérias- primas desenvolvidas pela Greenfiber Tech, o que garante uma maior longevidadeà empresa em termos de desenvolvimento. Novos mercados, novas aplicações, diferentes tecnologias e novos clientes”.
Para o primeiro ano, está prevista uma facturação na ordem de 1,5 milhões de euros. A partir daí, com o desenvolvimento dos diversos produtose a empresa a trabalhar a uma velocidade cruzeiro, estima-se chegar aos 18 a 20 milhões de euros por ano, só com exportações.

A Greenfiber Tech é uma empresa criada no âmbito do EIBTnet, programa que apoia a criação de empresas inovadoras e de base tecnológica promovido pela NET – Novas Empresas e Tecnologias S.A. (BIC Porto). A empresa encontra-se instalada no edifício Promonet, usufruindo dos apoios necessários nesta fase de arranque.

Sem comentários:

Enviar um comentário