domingo, 10 de julho de 2011

5 perguntas a... João Marques

Foi lançado o massivemov, uma plataforma colaborativa que assenta no modelo de crowd funding, funcionando como uma nova ferramenta de angariação de capital para os empreendedores nacionais entre os recursos da Web 2.0.

Transcrevemos agora a entrevista que um dos seus fundadores, João Marques, deu ao TeK falando da origem do projecto e das expectativas relativamente ao seu sucesso.

Como surgiu a ideia de criar este projecto de crowd funding em Portugal?
A ideia surgiu nos numa viagem ao estrangeiro onde pela primeira vez tivemos contacto com o modelo de crowd funding ou financiamento cooperativo. O massivemov pretende fomentar o empreendedorismo. Apostámos no crowd funding como alternativa às formas de apoio existentes.
Dar início a um projecto empreendedor é muito difícil: não há um sistema de incentivo ao empreendedorismo adequado e só 16 em cada 100 projectos consegue os apoios para poder avançar. Por isso muitas ideias morrem, mesmo antes de terem nascido. Aqui, aparece o massivemov, da necessidade de reunir as condições para uma nova forma de promover o empreendedorismo e estimular a comunicação entre empreendedores e apoiantes, apresentando uma alternativa às burocracias e dificuldades, que são impostas à partida a quem quer passar da ideia à acção.
Há quanto tempo estão a trabalhar no projecto?
Estamos a desenvolver a plataforma há quatro meses e começámos com a comunicação da mesma através da página do Facebook e imprensa há um mês, com o objectivo claro de começar a dar a conhecer aos portugueses o conceito de crowd funding/financiamento cooperativo, dado que este era praticamente desconhecido em Portugal. Dia 7 de Junho começamos a comunicação com a presença na Prova Oral, o programa de Fernando Alvim, na Antena 3. Hoje, dia 7 de Julho a massivemov fica online…
O que pretendem com o massivemov?
Fomentar o empreendedorismo. Contrariar a inércia e a crise. Ser uma alternativa credível de financiamento para projectos que visem criar valor para o empreendedor, para os apoiantes e para a sociedade em geral. Ser uma plataforma completamente grátis. O nosso mantra é: Empreende. Apoia. Move-te!
Na prática, como funciona?
Para o empreendedor: colocar um projecto é acesso a financiamento que vai recompensado com o seu produto/serviço. É angariação de potenciais clientes e a construção de uma carteira de encomendas. O empreendedor detêm 100% da propriedade da sua ideia, sendo o responsável absoluto por ela, desde a definição do tempo a apoio, ao valor de apoio, aos patamares e respectivas recompensas que devem ser o fruto do seu projecto e por fim mas mais importante, a divulgação do mesmo junto de toda a gente que conhece reunindo assim o maior número de apoios possível.
Os projectos só podem ter sucesso com os contributos de quem acredita e os apoia. Por isso, para o apoiante, fazer parte de uma iniciativa assim e poder fazer a diferença com um valor de apenas cinco euros é gratificante. Quem sabe um dia, poderá ser aquele apoiante a apresentar o seu projecto…
Têm surgido muitos empreendedores portugueses interessados no massivemov? Como fazem a selecção?
Sim, tem havido muito interesse. Já temos cinco projectos publicados e muitos mais "na calha".
Todos os projectos submetidos estão sujeitos a uma análise prévia da nossa equipa. Esta análise permite fazer a selecção dos projectos que cumprem os requisitos e normas que estabelecemos. Avaliamos também o potencial sucesso do mesmo junto dos apoiantes, as recompensas, a forma como pretende comunicar e motivar a sua comunidade a participar. Essencialmente o que pretendemos é conhecer a paixão e a capacidade de executar o projecto que o empreendedor está a promover. Não temos intenção de avaliar qualidades artísticas, nem os modelos de negócio escolhidos.
As nossas expectativas relativamente ao sucesso do massivemov não podiam ser melhores. Pensámos arrancar com menos projectos do que aconteceu na realidade e logo ai quebrámos a primeira meta. Outra meta é ser completamente grátis enquanto nos for possível, para que isso não seja um entrave para os empreendedores.
Quanto a número de projectos acreditamos que os empreendedores portugueses nos vão surpreender com uma avalanche de boas ideias!

Sem comentários:

Enviar um comentário