Bom dia. Sou proprietário de um pequeno negócio de produtos de electrónica (baterias, lâmpadas, ar - condicionado, interruptores, etc.), mas tenho o sonho de criar um negócio de comercialização de soluções energéticas renováveis dirigidas ao segmento de particulares. No entanto, falta-me um conhecimento aprofundado do negócio, de forma a encontrar os aspectos indispensáveis ao seu sucesso. O que devo considerar?
Os aspectos apontados são comummente designados de FACTORES CRÍTICOS DE SUCESSO (FCS), isto é, condições ou variáveis do negócio que determinam um impacto crucial na sua viabilidade. Para o caso específico serão os factores necessários ao sucesso da missão da sua empresa. Embora não a tenha revelado ficam a seguir alguns exemplos:
1. Sensibilização e aculturação do consumidor
Uma vez que o mercado de soluções energéticas renováveis assume uma expressão recente no mercado português, será crítico conquistar a confiança do consumidor pela satisfação da curiosidade natural em conhecer os novos equipamentos energéticos (como micro turbinas eólicas, caldeiras de biomassa, painéis solares, etc.). A conquista passa pela credibilidade na exposição sobre a sua funcionalidade, rentabilidade e impacto ambiental.
2. Oferta de mercado: actualização tecnológica permanente
Uma vez que grande parte das soluções energéticas poderá referir-se a equipamentos dotados de tecnologia, e que no contexto actual a inovação assume um papel fundamental no mercado, é crítica a capacidade de desenvolvimento tecnológico das soluções comercializadas, quer pela sua integração nos canais de compra, quer pela internalização em recursos próprios.
3. Diversidade e complementaridade da oferta
Num contexto de crise económica é importante uma oferta balanceada em diversidade e complementaridade, de forma a diluir o risco de comercialização e beneficiar da venda de soluções integradas. Exemplo: constituição de portfólio de serviços de certificação energética, equipamentos energéticos – painéis solares, micro turbinas eólicas caldeiras de biomassa, e de consumíveis – lâmpadas LED, pellets, etc.
4. Capital humano: competências técnicas e comportamentais
É critico que os recursos humanos tenham boas competências técnicas para efectuar um diagnóstico preliminar correcto da solução a implementar, uma vez que este aspecto determina todo o trabalho operacional à posteriori. A nível comportamental é crítica a relação de proximidade, comunicação e gestão de conflitos, de forma a fidelizar carteira de clientes.
5. Ponto de venda: localização e layout
Admitindo um ponto de venda ao público, uma vez que a intenção de compra é dirigida ao segmento particular / residencial, importa valorizar a sua atracão pela localização do estabelecimento e funcionalidade do respectivo layout, permitindo aos potenciais clientes contactar com os equipamentos num eventual showroom e moverem-se para os espaços de atendimento.
A análise dos FCS não deverá ser destacada, mas integrada no enquadramento estratégico da empresa, permitindo em primeira instância o alcance dos objectivos estratégicos e, em sequência última, o alcance da missão da empresa. Por isso, outros exemplos de FCS poderão ser dados, dependendo da missão da empresa dentro do mesmo sector de actividade. Pretende-se apenas a sua exemplificação para melhor elucidação do leitor. Em todo o caso, é certo que exigem uma atenção continuada e evolutiva, sob pena do seu negócio se perder.
Arrisque; transforme as suas ideias em negócios de sucesso!
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