sábado, 16 de julho de 2011

Participantes do Programa EBITnet poderão usar espaço de CoWorking



Face ao período que atravessamos, é bastante interessante abordar entidades como a NET - Novas Empresas e Tecnologias, S.A. que promove o empreendedorismo e a inovação, há já quase 25 anos, sobretudo numa altura em que o desemprego continua na ordem do dia, atingindo níveis cada vez mais preocupantes, e as empresas atravessam mais dificuldades. É fundamental, por isso, que as empresas sejam construídas com alicerces firmes, para que o negócio possa prosperar de forma sustentável. São mais de uma centena as empresas inovadoras e/ou de base tecnológica que nasceram e evoluíram com o apoio da NET e, apenas a título de exemplo, aproveito para referir um caso de sucesso do tecido empresarial instalado na NET - a Protosys, empresa de desenvolvimento do produto, que foi responsável, em parceria com a Monte Meão, pelo desenvolvimento dos bancos do Metro do Porto.

Sobre a NET - Novas Empresas e Tecnologias, S.A. - BIC Porto
A NET - Novas Empresas e Tecnologias, S.A., Business and Innovation Centre do Porto (BIC - Porto), que desde 1987 estimula o empreendedorismo da região Norte do País, é um caso de sucesso na rede BIC do País e um dos primeiros BIC criados a nível europeu. Foi distinguida pela EBN - European Business and Innovation Centre Network como um dos seis modelos de boas práticas , numa rede de 200 BIC.

Localizada no Pólo Tecnológico do Porto, no edifício PROMONET, a NET incuba empresas de características inovadoras e/ou base tecnológica e, através de técnicos especializados, presta serviços de apoio ao desenvolvimento do plano de negócio dos empreendedores e análise concorrencial do mercado, acompanhando passo a passo a criação da empresa, tal como a divulgação da mesma no exterior e sua internacionalização.

Sobre EIBTnet

A NET encontra-se a promover o EIBTnet, programa de empreendedorismo inovador e tecnológico de apoio ao desenvolvimento, implementação, criação e consolidação de novas Empresas Inovadoras e de Base Tecnológica, cofinanciado pelo ON2 - O Novo Norte e QREN, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, em € 239.927,80. No âmbito do EIBTnet, a NET presta apoio à medida de cada empreendedor/promotor, desde a promoção da geração e amadurecimento da Ideia, da sua validação, desenvolvimento do Projecto e criação da Empresa, ao apoio à consolidação empresarial e internacionalização. Paralelamente, serão disponibilizados a cada projecto, um conjunto de serviços de incubação, desde pré-incubação, incubação e pós-incubação (correspondentes a cada fase do processo).

A disponibilização de um espaço de coworking gratuito para desenvolvimento do plano de negócios e outras actividades inerentes à criação ou consolidação de uma empresa é um dos apoios prestado pela NET, previsto neste programa. Tratando-se de uma situação de coworking, o espaço de trabalho é um open space partilhado, o que traz a vantagem da sinergia de conhecimentos, troca de experiências e criação de parcerias. O empreendedor/promotor dispõe de um posto de trabalho onde desenvolve o seu projecto, o plano de negócios e todas as actividades inerentes à criação ou consolidação da empresa com o apoio de consultoria da NET, desde a pré-incubação ao arranque da empresa, conforme previsto pelo EIBTnet.

O período de tempo durante o qual o empreendedor/promotor poderá usufruir do espaço de coworking é definido com a NET e varia de acordo com as características e o estado de desenvolvimento do projecto apresentado.

São objectivos do EIBTnet facilitar o acesso a uma rede de contactos (networking) e a transferência de conhecimento e de tecnologia, dinamizar o tecido tecnológico da Região Norte, favorecer o emprego através da criação de empresas que geram valor acrescentado e reforçar mecanismos que sirvam de ponte entre a investigação e a inovação. A marca EIBTnet, símbolo de qualidade, será atribuída às empresas criadas, para que lhes permita alcançar o reconhecimento perante os seus diversos públicos (clientes, fornecedores, etc.).

O concurso de ideias, os seminários de geração e maturação de ideias, o consultório de ideias e as jornadas de inovação/tecnologia são também iniciativas que integram o programa, visando a sua divulgação e sensibilização para o empreendedorismo e para a inovação.

A quem se dirige e a que sectores?

Na prossecução do seu objectivo de Criação de Empresas Inovadoras e de Base Tecnológica, o EIBTnet dirige-se a empreendedores com uma ideia de negócio de elevado potencial tecnológico e de crescimento e a empreendedores oriundos do sistema nacional de inovação.

No que respeita ao objectivo da Consolidação Empresarial, o programa é direccionado a novas empresas de base tecnológica, criadas no âmbito deste programa, e a empresas de base tecnológica existentes, mas em fase ?early stage?.

Os sectores da tecnologias de informação e comunicação, software, electrónica, indústria e componentes automóvel, tecnologias de meio ambiente e energia, ciências da vida e biotecnologia, ciências e tecnologias do mar, nanotecnologias, novos materiais, bens de equipamento de alta tecnologia e a inovação dos sectores tradicionais, entre outros, constituem as áreas abrangidas pelo EIBTnet.


Sobre o director-geral da NET

Licenciado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), o Eng.º José de Almeida Martins é director-geral da NET - Novas Empresas e Tecnologias, S.A. - Business and Innovation Centre do Porto, desde Abril de 1997, e é o único português certificado pela EBN - European Business and Innovation Centre Network como avaliador acreditado de BIC, num universo de 23 avaliadores acreditados.

Tem uma vasta experiência na avaliação de novos projectos e na gestão de BIC - Business and Innovation Centre e de incubadoras de base tecnológica, em Portugal e na Europa, e coordena diversos projectos nacionais e internacionais com diferentes parceiros de diversos países europeus. É membro de várias comissões nacionais e regionais e integra o painel de especialistas em empreendedorismo e inovação em vários concursos de ideias para a criação de novas empresas.

Enquanto director-geral da NET, José de Almeida Martins é ainda, frequentemente, organizador e orador num grande número de conferências e seminários nacionais e internacionais e autor de papers sobre empreendedorismo, inovação, criação de empresas de base tecnológica, cooperação e internacionalização.

Entre 1991 e 1197 foi técnico sénior e gestor de participadas na NORPEDIP - Sociedade para o Desenvolvimento Industrial, S.A., depois de ter deixado o cargo de gestor do produto na COTESI - Companhia de Têxteis Sintéticos, S.A, que desempenhou de 1977 a 1991.

Sem comentários:

Enviar um comentário