domingo, 3 de julho de 2011

A arte de empreender – Empresas não nascem da noite para o dia.

Este artigo tem por objetivo auxiliar a todo o empreendedor a tomar cuidado na abertura de sua empresa, pois o mesmo deve estar com seu plano de negócio muito bem fundamentado, com seu sumário executivo bem definido apontando todas as variáveis do negócio em questão, tendo a real noção de que não é.

Sempre se ouve falar de grandes negócios que começaram da noite para o dia, em uma estrutura pequena na própria casa mais comumente em suas garagens, empresas que em pouco tempo se tornam referência que com muita facilidade conseguem ganhar mercado, temos sim exemplos realmente de sucesso como o de Steve Jobs, fundador da Apple, mas, o mesmo não entrou no ramo por acaso, ele já trazia uma boa bagagem, pois foi funcionário da Atari e HP, vale lembrar que quanto mais net work você tiver maior a chance de se dar bem, pois uma boa rede de relacionamento com contatos de clientes e fornecedores é fundamental para alavancar seu negócio e primordial para dar vida a ele, muitas ideias boas são desperdiçadas por estarem nas mãos de pessoas erradas ou pessoas que não se prepararam corretamente para executar a mesma, nos dias atuais em meio a tantas possibilidades é normal você ouvir alguém falar que abrirá seu próprio negócio, mas pouco comum é você ouvir alguém afirmar que fez uma pesquisa sobre a área de atuação de um determinado segmento ou produto e nota que há uma carência por determinado produto ou serviço. No Brasil é muito comum se ter a visão de que um negócio cresce por si só, mas para se construir um empreendimento de sucesso é preciso de muitos fatores, para ter um fracasso basta faltar um, acredito que todos os negócios, precisam de pontos estratégicos importantes e sólidos, os famosos diferencias competitivos, pois só assim a mesma poderá se destacar no mercado, não dá para achar que você vai vender um produto igual ao de todos ao mesmo valor e que você se sobressairá no mercado, qual a lógica para esta alegação? O carro chefe para um negócio dar certo é a informação, é fundamental que o empreendedor elabore um plano de negócio que esteja com todas as informações, ou seja, é imprescindível planejamento.

O PROCESSO EMPREENDEDOR

"O Empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o Século XXI, mais que a revolução industrial foi par o Século XX"

Jeffry Timmons 1990

O processo de empreender deve seguir quatro passos fundamentais:

Identificar e avaliar a oportunidade;Desenvolver o plano de negócios;Determinar e captar recursos necessários;Gerir a empresa criada.

Cabe aos empreendedores seguir cada passo para assim obter resultado, Dornelas (2005) diz que os empreendedores são pessoas diferenciadas, que possuem motivação singular, que são apaixonadas pelo que fazem, não se contentam em ser mais um na multidão, querem ser reconhecidos e admirados, referenciados e imitados, querem deixar um legado.

Muitos autores buscam definir a arte de empreender, alguns com mais romantismo, outros, com um pouco mais de dureza, mas vale lembrar que empreender é mais que se enquadrar em um perfil descrito, vai além de seguir as instruções do seu plano de negócio e muito mais que elaborar seu sumário executivo, para empreender é necessário um feeling, um sentimento mais apurado do ramo em que quer atuar, por isso vale ressaltar que uma rede de relacionamentos ligada ao seu produto e serviço faz toda a diferença, se deve buscar alianças e parcerias.

O EMPREENDEDORISMO NO BRASIL

Dornelas (2005) nos mostra que o movimento do empreendedorismo no Brasil começou a tomar forma na década de 1990, quando entidades como Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Softex (Sociedade Brasileira para Exportação de Software) foram criadas. No Brasil havia pouca informação e pouco auxilio, vale lembrar que antes disso, praticamente não se falava em empreendedorismo e em criação de pequenas empresas. Um dos principais motivos era que os ambientes político e econômico do país não eram propícios, e o empreendedor praticamente não encontrava informações para auxiliá-lo na jornada empreendedora. O Sebrae é um dos órgãos mais conhecidos do pequeno empresário brasileiro, que busca junto a essa entidade todo o suporte de que precisa para iniciar sua empresa, bem como consultorias para resolver pequenos problemas pontuais de seu negócio. O histórico da entidade Softex pode ser confundido com o histórico do empreendedorismo no Brasil na década de 1990. A entidade foi criada com o intuito de levar as empresas de software do país ao mercado externo, por meio de várias ações que proporcionavam ao empresário de informática a capacitação em gestão e tecnologia.

Um grande exemplo de como o país começo a incentivar e motivar a arte de empreender foi com o programa Brasil Empreendedor, do Governo Federal, que foi dirigido à capacitação de mais de 6 milhões de empreendedores em todo o país, destinando recursos financeiros a esses empreendedores, totalizando um investimento de R$8 bilhões. Este programa vigorou de 1999 até 2002 e realizou mais de 5 milhões de operações de crédito.

VAMOS EMPREENDER

Seguindo a idéia de Druker (2008), para empreender é necessário nascer com o "gene" de empreendedor, como aquele do líder, pois alguns dizem que líder e empreendedor não podem ser formados ou moldados eles são natos – ou nascem com o "gene" ou não. Analisando esta situação de uma maneira diferente, quando temos a determinação, só precisamos estar motivados para aprender, aí, aprendemos a empreender, enfim, aprendemos a ser o que quisermos.

Mas para empreender não basta apenas motivação, é necessário planejamento, conhecimento, determinação, vocação, talento, iniciativa, sonhar e acreditar em seu sonho. O empreendedor possui características próprias, são elas:

Velocidade, na tomada de decisão, na visão de novos rumos, no atendimento ao cliente, na análise do mercado e principalmente na visão de uma oportunidade.Polivalência, ser um profissional de mil e uma utilidades – o famoso garoto bom bril – não ter medo ou vergonha de fazer o que for preciso para seu empreendimento dar certo, enfim ser um eterno aprendiz.Visão, para novos produtos, novos mercados, novas metodologias, novos paradigmas, novos conceitos, novas tendências, deve inovar e reinventar sempre e isso inclui a si próprio. Capacidade, para realizar, para agir, para delegar, para cobrar e principalmente a de gerar resultados e ainda a de transformar adversidade em oportunidade, não ficar lamentando as medidas políticas ou a situação do mercado, ou ainda as dificuldades, sejam elas quais forem.

E Por último, mas quem sabe o mais importante, entender de pessoas, como deve entender do negócio, do mercado, deve compreender que cada pessoa é diferente, e por isto deve ser tratado diferentemente seja ela seu colaborador, seu cliente, seu fornecedor. Deve trabalhar com empatia, tentar entender a situação de cada um tornando estes seus aliados, assim, fortalecendo ainda mais seu negócio.

"o empreendedor precisa buscar resolutamente as fontes de inovação, as mudanças e seus sintomas que indicam oportunidades para uma inovação de sucesso".

Peter Drucker 1998.


PLANO DE NEGOCIO

Segundo Salin (2005), Plano de Negócio é um documento que contém caracterização do negócio, sua forma de operar, suas estratégias, seu plano para conquistar mercado e as projeções de despesas, receitas e resultados financeiros.

Muitos identificam Oportunidades, mas poucos têm a capacidade de mostrar o real potencial delas, assim o plano de negócio é fundamental para dar base e credibilidade na apresentação de sua proposta, mas claro que dificilmente alguém queira perder tempo lendo todo o seu plano de negócios então para agilizar a compreensão e instigar a leitura, é fundamental que seja criado um sumário executivo.

Segundo o próprio Salin (2005) o Sumário Executivo é um extrato competente e motivante do plano de negócio, com objetivo de mostrar claramente o produto ou serviço, o mercado e que fatia desse mercado se quer obter, o investimento inicial e em quanto tempo iremos recuperar este investimento.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Neste mundo tão competitivo, mas que oferece inúmeras possibilidades os mais bem preparados se sobressaem, como discutimos neste artigo, empresas não nascem por si só e seu sucesso depende diretamente de seu empreendedor, cabe a este desenvolver todas as ferramentas necessárias para o êxito da sua operação, identificar a oportunidade, comprovar que a mesma existe através de uma pesquisa de mercado, elaborar seu plano de negócio, com seu sumário executivo bem detalhado e após o levantamento dos recursos necessários, se aplicar com trabalho e dedicação, pois assim sua empresa terá reais condições para dar certo, busque auxilio vá atrás de quem conhece do assunto, lembre-se que o Sebrae sempre está de portas abertas, faça alianças, fortaleça seu net work, assim você estará a poucos passos do sucesso.

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