domingo, 3 de julho de 2011

Análise por António Costa - Empreender






Empreender é:
• Escutar
• Mobilizar
• Posicionar
• Repetir
• Especializar
• Exigência
• Não desistir
• Detectar oportunidades
• Envolver
• Resiliência
Ao ler a síntese histórica da J.Dias, muito bem retratada por Patricia Flores, resolvi utilizar a palavra EMPREENDER como um anacrónimo de palavras que se podem associar às pessoas empreendedoras, de um conjunto obviamente muito mais vasto, e
que me permitem comentar aqui a história desta empresa.
Escutar o mercado e Mobilizar os recursos básicos essenciais, foi o que levou a que os irmãos Dias dessem os primeiros passos no caminho do empreendedorismo, ou seja, desenvolvimento de um negócio com risco.
O avançar para uma nova área de negócio,mobiliário de cozinha, revela uma atitude de escuta contínua do mercado que lhes permitiu identificar e Posicionar naquela que se viria a transformar a sua principal actividade.
Repetir continuamente esta postura de evolução continuada e “Especializar na Exigência” dos clientes parece ser o segredo da longevidade da J. Dias, o qual deveria ser “copiado” por todas as empresas – ou alvo de benchmarking para se recorrer a uma palavra mais adequada ao mundo dos negócios.
Às dificuldades do passado recente, que vislumbram um possível período de “defeso” nos próximos anos, os irmãos Dias respondem com a “teimosia” dos empreendedores: Não desistir e Detectar novas oportunidades, o que parece que estão a conseguir recorrendo às ferramentas que muito bem conhecem: acompanhamento do mercado e inovação contínua.
Parecendo fácil, para se ter sucesso neste tipo de postura empresarial são ainda necessárias duas outras características muito comuns nos empreendedores e que deduzimos estarem presentes nos irmãos Dias: capacidade para Envolver, não só os seus colaboradores na execução das actividades essenciais à empresa, mas também dos seus clientes e, provavelmente uma das mais significativas,Resiliência – capacidade de lidar com problemas,ultrapassar barreiras e resistir de forma continuada para prosseguir o objectivo último de qualquer entidade: SOBREVIVER.
Acredito que não será necessário decorrerem muitos anos para, numa nova entrevista à J. Dias, ouvirnos algo do tipo “a nossa mobília de cozinha inclui painéis inteligentes, com capacidade de mudar de cor, processar imagem, aceder à internet, interagir com o processador de alimentos (misto de microondas,fogão, bimby, etc.), ...”

Sem comentários:

Enviar um comentário