domingo, 11 de dezembro de 2011

As regras essenciais para atingirmos uma meta

“Não existem imprevistos quando estamos preparados.” Sempre levei essa frase comigo em tudo o que faço, especialmente na minha vida profissional. Na empresa, ela chega a esbarrar em um bordão – todos já me escutaram repeti-la ao menos uma vez.

Isso não significa que eu seja uma profissional neurótica com organização ou excessivamente metódica, pelo contrário. Como empreendedora, tenho muitas ideias, mudo de opinião diversas vezes, e é comum eu ter que chamar a minha equipe para organizar tudo e me ajudar a colocá-las em prática. Mas se tem algo a que eu dou prioridade é o planejamento e o cumprimento de metas.

De que adianta uma ideia mirabolante se o executor não se planeja e é surpreendido por imprevistos? Ou ainda não busca atingir a meta – que é tão importante quanto o planejamento. O objetivo de um projeto é a sua unidade básica e, por isso, destaco algumas regras que considero essenciais para atingi-lo:

1. Uma meta sólida e planejada é baseada em fatos, não em sentimentos. Ninguém consegue projetar e construir uma ponte para uma nuvem.

2. Definir um prazo é o princípio de todo planejamento efetivo. Logicamente, não é possível determiná-lo sem que haja um objetivo.

3. A meta tem de ser importante, significativa, desafiadora. Se ela é facilmente atingida, estamos subestimando nosso potencial. É preciso coragem e ousadia para determinar uma meta superior ao que já fazemos, motivando a equipe em busca da superação.

O resultado de um planejamento sólido é justamente a realização. Mais importante do que saber que o seu objetivo foi atingido é sentir a satisfação de ter sido o responsável pela sua concretização.

Sem comentários:

Enviar um comentário