terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Aveiro transforma desempregados em empreendedores

O projeto "Aveiro Empreendedor", hoje apresentado, pretende apoiar os "empreendedores por necessidade" que o aumento do desemprego está a gerar em número crescente, afirmou um representante de uma entidade promotora da iniciativa.

A ideia é dirigir ações a esses "empreendedores por necessidade", onde "há uma grande taxa de insucesso porque não têm as competências e capacidades que deviam ter apreendido ao longo da vida", ao contrário dos empreendedores de oportunidade, avançou André Costa, da Associação para a Modernização e Revitalização do Centro Urbano de Aveiro (AGIR), na apresentação pública do projeto.

Na qualidade de um dos 17 parceiros do "Aveiro Empreendedor", o representante da AGIR explicou que se pretende igualmente mudar mentalidades, para que o fracasso não seja encarado como um ónus social.

"Não podemos olhar de forma negativa para quem, no seu trajeto de vida, falhe o seu negócio. Temos de ser capazes de apoiar e motivar quem falha porque, de falhanço em falhanço que vão ser criadas novas oportunidades. Não há nenhuma grande empresa que não tenha tido
falhas e cometido erros e não tenha aprendido com isso, para alcançar o sucesso", disse.

A criação de uma estratégia integrada de promoção de um ambiente inovador e empreendedor no concelho de Aveiro reuniu ao longo de dois anos várias entidades locais, que agora se corporiza naquele projeto, aprovado pelo programa Mais Centro.

O financiamento vem da "Iniciativa Comunitária de Apoio às Redes de Cidades, que tem como principal objetivo desenvolver e aplicar estratégias e instrumentos inovadores, financeiros e outros, que promovam o empreendedorismo e conduzam as pequenas e médias empresas a um desenvolvimento sustentado", explicou Pedro Coimbra, da Comissão de Coordenação Regional (CCDR).

Para fomentar o empreendedorismo, apoiar novas empresas e tornar as existentes mais competitivas, o "Aveiro Empreendedor" compreende ações a desenvolver em áreas de atuação prioritárias: apoio às pequenas e médias empresas, incubação de empresas, promoção do empreendedorismo nas escolas, e promoção de uma "cultura empreendedora e comunicação".


Sem comentários:

Enviar um comentário