Como identificar que uma empresa morreu? Eu tenho feito esta pergunta para mim desde o dia em que a minha empresa nasceu.
Tomei nesta semana a mais difícil decisão da minha vida: a de encerrar as atividades da minha empresa de 2,5 anos de idade. Descanse em paz, Kingo Labs.
Não foi fácil para mim chegar a essa conclusão. Na verdade, eu lutei pela vida da Kingo até o último segundo, mas pessoas mais sensatas e gabaritadas em gestão me aconselharam a partir desta para uma outra melhor.
A Kingo se encerra aqui, mas as minhas ideias, não. Construirei uma nova empresa do zero, agora com toda a bagagem da experiência anterior e, principalmente, com o meu MBA da vida empreendedora completo. É com orgulho que eu digo que participei da concepção, criação, nascimento e morte de uma excelente startup!
Dizem por aí que a sua segunda startup é sempre melhor que a primeira, e eu tenho certeza de que a minha o será! Mas desses dois anos e meio tirei lições importantíssimas. Ficam aqui minhas 10 dicas do que não fazer ao abrir a sua empresa:
1. Sócios são ótimos, mas não se junte a eles sem saber como eles trabalham;
2. Não busque investimento externo para iniciar um negócio. Bootstrapping é um bom caminho para o protótipo inicial;
3. Uma empresa iniciante tem que ter um alvo só. NÃO atire para todos os lados;
4. Está desenvolvendo novos produtos? Concentre-se na funcionalidade, e nunca na aparência;
5. Se você é uma ótima empresa de desenvolvimento de produtos, isso não significa que você seja uma ótima prestadora de serviços;
6. Atenção nos prazos estabelecidos: eles afundam sua empresa se não são cumpridos;
7. Foco somente no fluxo de caixa e não em possibilidades, negócios futuros e produtos em desenvolvimento;
8. Mesmo sendo empreendedor, tenha sempre uma segunda fonte de renda;
9. Nenhuma amizade ou relacionamento familiar sobrevive à falta de dinheiro;
10. NUNCA DESISTA. A morte de uma empresa pode significar o nascimento de outra.
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