domingo, 11 de dezembro de 2011

Empreendedorismo, Ética e Responsabilidade Social Corporativa

O objetivo desse estudo é focalizar o empreendedorismo, arte de criar e inovar aliados a ética e responsabilidade social, e a busca pelo meio ambiente equilibrado em uma organização através da implantação de um projeto social.

O objetivo desse estudo é focalizar o empreendedorismo, arte de criar e inovar aliados a ética e responsabilidade social, e a busca pelo meio ambiente equilibrado em uma organização através da implantação de um projeto social.

O empreendedorismo esta cada vez presente em pequenas e micro empresas além é claro, das grandes corporações.

Mas, o que vem a ser empreendedorismo?

Vem a ser uma qualidade, caráter de empreendedor, nada mais que uma atitude de quem, por iniciativa própria, aquele que realiza ações, métodos com o objetivo de desenvolver e dinamizar serviços, produtos e qualquer atividade que envolva administração e organização.

O verbo empreendedor quer dizer, realizar, fazer, transforma pensamento em realidade, projeto em ação.

A ética é um preceito fundamental, já que o empreendedorismo edifica ou destrói, valoriza ou subtrai valores da sociedade como exemplo casas de jogos e casa de prostituição.

Responsabilidade social foi criada com o objetivo de contribuir para um país socialmente mais justo por meio de troca de experiências e novas tecnologias sociais. As empresas necessitam cada vez mais agir com responsabilidade social em seus negócios sendo cada vez mais transparentes e responsáveis em suas ações.

A responsabilidade social corporativa possui como características:

· A pluralidade, ou seja, o mercado além de prestar contas aos seus acionistas deve também aos funcionários, mídia, governo, comunidade, setor ambiental entre outros;

· É distributiva, a responsabilidade social se aplica a toda cadeia produtiva bem como seu código de ética perante as varias cadeias;

· É sustentável, com atitudes responsáveis ante ao meio ambiente e a sociedade evitando impactos ambientais;

· É transparente, ou seja, busca uma imagem limpa, mostrando não apenas seus livros contábeis, mas, com freqüência divulgam seus relatórios ambientais, impactos de suas atividades.

TIPOS DE EMPREENDEDORES.

Temos:

Empreendedor nato:

É o tipo mais conhecido, aquele que começa desde muito jovem e constroem grandes impérios, possuem habilidades de negociação e boas técnicas de vendas. São aqueles bem conhecidos como Bill Gates, Pedro Muffato entre outros.

Empreendedor inesperado

Aquele que aprende, adquire conhecimento, deseja o conhecimento, nunca pensou em ser empreendedor e acabou se deparando com a oportunidade e aceitou ficar vulnerável aos riscos de ser um empreendedor.

Empreendedor serial

É aquele que cria novos negócios, é dinâmico cria coisas e produtos novos sem medo de errar, assume e lidera grupos, equipes, é participativo, motivado e assume postura de executivo.

Empreendedor corporativo:

São aqueles executivos muito competentes, que ajudam a organização a se renovar, inovar, criar negócios novos, possuem resultados positivos e possuem alta capacidade gerencial, assumem riscos e desafios na organização, são bons comunicadores e vendem muito bem suas idéias dentro e fora da organização.

Empreendedor Social

Seu objetivo é construir um mundo melhor para toda sociedade, envolve-se em causas humanitárias e sociais, quer mudar o mundo criando oportunidades, não busca patrimônio financeiro, pois, seu objetivo maior é compartilhar recursos e contribuir para o desenvolvimento humano.

O Empreendedor por Necessidade

Esse tipo de empreendedor é aquele que cria seu próprio negocio, pode ser por não ter acesso ao mercado de trabalho ou ter sido demitido se vendo na obrigação de desenvolver algum negocio. Começa com um negocio informal, com tarefa simples com pouco retorno financeiro não contribuindo de forma positiva ao desenvolvimento econômico, pois não tem muito acesso a recursos e acabam não gerando lucros significativos.

Empreendedor Herdeiro

Aquele que recebe por sucessão família e deve levar adiante o legado da família. Ele aprende a arte de empreender, uns inovam, atualizam-se, já outros mantém o espírito conservador e seguem os passos da família, porém, cada vez mais esses se atualizam com cursos de MBAs, programas especiais para empresas familiares.

O Empreendedor Normal

É o chamado empreendedor planejado, que estuda afim de minimizar riscos e com isso aumenta a probabilidade de negócios bem sucedidos e como conseqüência garante bons resultados. É um empreendedor normal que possui uma visão de futuro clara e trabalha com metas, é o que chamamos de verdadeiros empreendedores se olharmos sob esse prisma.

O perfil das empresas e a sua imagem estão cada vez mais interligados não só com o desempenho econômico e financeiro, mas também com o quadro

de valores, princípios e regras de condutas adotados. O compromisso ético e

a responsabilidade social emergem como um modo de resposta às exigências de maior transparência e demais informações formuladas quer pelas partes interessadas quer pelas comunidades onde as empresas se integram.

Para a elaboração desse projeto foi pesquisada uma empresa do setor de transporte de passageiros na cidade de Curitiba e região metropolitana no Paraná. Essa empresa atua diariamente com transporte em toda cidade e região metropolitana, e, o que viemos a trabalhar nela é a necessidade da criação de um projeto social a fim de melhorar seu desenvolvimento incorporando um código de ética e responsabilidade entre seus cooperadores, sócios e acionistas na busca de crescimento e um excelente atendimento, satisfação, ambiente de trabalho saudável a todos envolvidos, busca de cuidado com o meio ambiente tornando-o mais equilibrado e com desenvolvimento sustentável, mantendo a confiança de acionistas, colaboradores, clientes, e outras pessoas com quem estabeleça relações de negócios e a comunidade onde desenvolve suas atividades.

A referida organização atua nesse momento sem ter em sua corporação tais valores e assim vamos implementar e ver o resultado.

Os principais objetivos do projeto são:

Aplicar os comportamentos e atitudes de acordo com o quadro de princípios e valores desse grupo econômico que se pretende serem assim reconhecidos pelos seus acionistas, clientes, parceiros e pela sociedade em geral;

Garantir a adesão de todos os colaboradores aos princípios e valores pretendidos;

Promover relações de confiança entre as partes interessadas.

O âmbito de atuação será todas as pessoas ligadas á empresa tendo em vista os princípios éticos que reflitam um padrão de comportamento irrepreensível e é aplicável a todos os membros da diretoria executiva bem como a todos colaboradores, independentemente do tipo de vinculo laboral ou posição hierárquica que ocupem. Ainda é aplicável aos mandatários, auditores externos e outras pessoas que prestem serviço a corporação a quem será dado expresso conhecimento do teor do mesmo e solicitado o compromisso quanto ao seu cumprimento.

Princípios de atuação:

A corporação atuara com integridade, honestidade e respeito pelas pessoas na condução dos seus negócios e atividades que desempenham:

• Acionistas / Investidores

Devera proteger os interesses de curto e longo prazo dos acionistas, promoverem um tratamento justo e igualitário de todos eles bem como manter uma comunicação transparente e atual respeitando a reputação da corporação.

• Colaboradores

Respeitar os direitos das pessoas, proporcionando um equilíbrio entre as vidas profissional, familiar e de tempos livres;

Adotar uma política de Recursos Humanos isenta de qualquer discriminação de raça, sexo, religião ou idade;

Proporcionar condições de trabalho adequadas em termos de segurança, higiene e saúde;

Promover o desenvolvimento humano e a realização profissional, através do incentivo a freqüência de programas de formação;

Favorecer uma comunicação interna direta, informando pelos meios

adequados as políticas e iniciativas do Grupo SAG, de forma a

propiciar um clima de confiança.

• Clientes

Estabelecer relações fundamentadas na integridade e respeito mutuo, desenvolver e comercializar produtos e serviços de valor, responder as expectativas e necessidades e qualidade do serviço.

• Parceiros e Fornecedores

Estabelecer relações com base na integridade, no respeito mútuo e a longo prazo e respeitar os compromissos acordados e os princípios de negócio;

• Concorrência

Estabelecer relações de lealdade e respeitar todas as regras e princípios de mercado, defendendo e promovendo a concorrência;

Participar em associações e instituições de interesse público.

• Comunidade

Conduzir a atividade como membros integrantes e responsáveis da comunidade contribuindo para o seu desenvolvimento;

Respeitar as leis e regulamentos vigentes, e proteção do ambiente;

Participar em ações sociais.

Com esse estudo espera-se alcançar um resultado positivo para a organização, com um desempenho favorável, crescimento e estabilidade econômico, transparência, sucesso continuado equilibrado, justo e com ética e desenvolvimento sustentável.

Conclusão
O objetivo desse estudo foi focalizar a importância de uma organização que possui em seu conceito ética e responsabilidade social.

Visualizar a importância desses tópicos abordados e possuir a missão de exceder as expectativas dos clientes, fornecedores, colaboradores e todos envolvidos com responsabilidade social, possuindo em seu conceito os valores de ética, garra, profissionalismo e sustentabilidade a fim de buscar através de todos esses elementos abordados uma excelência em seus serviços para si, para a sociedade e todos envolvidos no processo.

Bibliografia

MELO NETO, Francisco Paulo de; FROES, César. Gestão da responsabilidade social corporativa: o caso brasileiro – da

filantropia tradicional à filantropia de alto rendimento e ao empreendedorismo social. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.

CHIAVENATO, I.;CERQUEIRA NETO, E.P. Administracao Estrategica. São Paulo , Saraiva, 2003

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