sábado, 17 de dezembro de 2011

Como se libertar das reuniões improdutivas

Reuniões e encontros de negócios são inevitáveis, mas nem por isso eles precisam ser desagradáveis ou inúteis. O importante é que esses encontros sejam produtivos e que você consiga cumprir os seus objetivos com a reunião. Para isso, não basta estar bem vestido, com um sorriso no rosto e olhos transbordando confiança. É preciso se preparar e ir direto ao ponto. Assim, a revista Inc elaborou algumas dicas para você se sair melhor que encomenda.


•Muitas vezes, as reuniões não saem como planejado por alguns fatores. A falta de objetivos claros é um deles. Ficar discutindo sobre um tema sem direcionamento é como dar voltas e voltas e não sair do lugar. É preciso expor o que você quer e precisa de uma forma simples e clara.

•Reuniões com muitas pessoas também podem ser um empecilho se o que se busca é a solução de problemas e objetividade. Se possível, tente agendar os encontros apenas com quem realmente precisa conversar.

•Uma lista com tudo aquilo que você espera com a reunião também é uma forma de se preparar melhor para o encontro e não se atrapalhar no meio do caminho. Geralmente, as pessoas buscam aprovação ou permissão para algo; feedback, conselhos e acesso a informações específicas; ou respostas.

•Compartilhe todos os progressos feitos para atingir a meta em questão. É uma maneira de valorizar o seu trabalho e, com isso, ajudar na conquista dos seus objetivos. Entregar um material bem completo, por escrito, antes do encontro, também é uma boa estratégia para informar e preparar todos os participantes da reunião sobre o que se quer discutir, além de evitar esquecimentos na hora H. Se precisar de ajuda para preparar tudo, não tenha medo de pedir.

•Por fim, e não menos importante, exponha as estratégias que você pretende seguir no futuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário