Por entre as páginas de necrologia empresarial em que se transformou a generalidade da informação económica,
é sempre positivo tomar contacto com casos de sucesso que atestam a inexistência de qualquer fatalismo, mesmo em conjunturas como as actuais.
A esse nível, o caso da NORPAPEL é particularmente feliz porque se trata de uma empresa de criação recente (numa década em que não houve períodos de especial bonança) e que, tal como deveria ser elementar para qualquer negócio, surge para dar resposta a uma necessidade detectada no mercado.
Identificada a sua missão, o caminho traçado evidencia marcas que se podem tomar como recomendáveis para qualquer novo projecto empresarial, quer ao nível da gestão, quer ao nível dos requisitos atribuíveis ao empreendedor.
Neste particular, Carlos Filipe parece dotado e um conjunto de atributos que também poderíamos sintetizar através de um acrónimo
gastronómico: o ARROZ.
Registe-se a Ambição inicial e a Resiliência com que soube encarar os períodos mais difíceis da sustentação e afirmação do seu projecto.
Junte-se-lhe o Rigor que soube incutir à gestão, quer na sempre exigente vertente dos recursos humanos, quer na essencial componente da gestão da produção – com a dotação das ferramentas mais adequadas para obter e tratar atempadamente toda a informação relevante para os processos de decisão.
Acrescente-se a Objectividade do trajecto, expressa no quase natural
desenvolvimento do negócio (em termos de carteira de produtos e canais de distribuição)
e na assumida focalização no cliente, que qualquer empresário de sucesso sabe que é a razão de ser e a fonte de sobrevivência de qualquer negócio.
Terminemos com uma pitada de Zen, de alma, de essência, de identidade. Daquilo que pode fazer a diferença entre uma boa ideia de negócio e um projecto empresarial de sucesso. Daquilo que distingue, diferencia e valoriza uma empresa em relação a qualquer das suas concorrentes. De algo que se pode revelar em gestos tão simples quanto a mera decisão de colocar o gabinete numa posição que faça do empresário o rosto e front-office da empresa perante todas as suas contrapartes.
Arroz com Bife é, como se sabe, um prato acessível e de gosto generalizado, o que não impede que possa ser continuamente valorizado, sofisticado e fortalecido, de maneira a transformar- se numa refeição mais rica, equilibrada
e apetecível: juntando ovo, salada, batata frita, ou apenas um bom copo de vinho.
De igual forma, assim possa a NORPAPEL continuar o rumo que vem traçando,
melhorando continuamente os seus processos de gestão, valorizando a sua carteira de produtos e alargando a sua rede de distribuição, criando mais valor para os seus proprietários, satisfazendo todas as suas contrapartes e enriquecendo o tecido empresarial nacional e do Norte do País, em particular.
Sem comentários:
Enviar um comentário