quinta-feira, 4 de março de 2010
Análise António Costa - "O segredo está ...na Paixão"
O caso de sucesso sinteticamente relatado da Ambidata, permite reflectir sobre quais os aspectos que normalmente são relevantes ao sucesso de uma ideia ou projecto e que deveriam ser devidamente ponderados pelos empresários.
O primeiro ponto a destacar está associado à própria génese da empresa: suportou-se numa necessidade real do mercado “não existia nenhum produto de software específico para a área de gestão e controlo dos resultados analíticos da qualidade da água”; na existência de um segmento de mercado passível de ser identificado, abordado e com dimensão para gerar negócio e, felizmente, não num falso feeling ou seguidismo de moda muito vezes retratado em frases do tipo “… o que está/vai estar a dar”.
Sendo a detecção duma necessidade um aspecto relevante, só de per si não é suficiente, o que evidencia o aspecto seguinte: desenvolvimento do produto adequado à satisfação da necessidade de cada cliente. Em áreas de negócio suportadas no serviço, cada cliente é único, pelo que perceber e conseguir adaptar-se continuamente a essa singularidade é mais uma etapa vencida na corrida de fundo que é a continuidade de um negócio.
Esta capacidade releva-nos a fase seguinte que é identificada pela Ambidata como um factor de sucesso: a obsessão pela inovação. Reconhecer e conseguir implementar processos de melhoria contínua ou de evolução disruptiva é o principal meio de diferenciar, assegurar mais, melhor e estar sempre um passo à frente da concorrência.
Esta filosofia e prática inovação contínua evidencia a máxima de que as empresas são as pessoas, o seu conhecimento agrupado e a sua motivação e que os líderes da Ambidata estão a gerir de formar exemplar.
Estar na frente é também uma filosofia que, quando se avança para o desenvolvimento de um projecto e criação de empresa, é crucial definir: dar passos pequenos e seguros mas, em simultâneo, pensar em grande (o que é bem diferente de criar algo grande ou megalómeno: grandes instalações, muitos empregados, muita e da melhor “maquinaria”, etc.). E este pensamento parece ter sido condutor da estratégia seguida pelos dois sócios fundadores da Ambidata, pois foram capazes de se transformar numa pequena mas ágil e empresa internacional.
Este exemplo de sucesso da Ambidata, permite também demonstrar que fazer as coisas “by the book”, também é uma forma muito eficaz de se conseguir alcançar os objectivos, desde que, e este será o último e provavelmente o mais importante ponto a referir, se consiga a implicação de todos os colaboradores no desenvolvimento e comunhão da enorme paixão que os sócios demonstram pela empresa de todos.
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