terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Algar contribui para a recuperação de terrenos rurais degradados

«Da Teoria à Ação - Empreender o Mundo Rural» em Querença
No âmbito de um protocolo de cooperação, assinado pela ALGAR - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos e a Fundação Manuel Viegas Guerreiro, com vista ao desenvolvimento do projeto «Da Teoria à Ação - Empreender o Mundo Rural» em Querença, vai ser implementado um programa que tem também o apoio do Instituto do Emprego e Formação Profissional, da Câmara Municipal de Loulé, e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional, visando a revitalização de um território rural em estado crítico.
A iniciativa conta com a colaboração de um grupo de jovens licenciados de diversas áreas, que durante nove meses estão a desenvolver projetos sustentáveis do ponto de vista económico, social e ambiental nessa área.
O projeto consiste na revitalização de um território rural, envolvendo diversas especialidades, nomeadamente, agronomia, ambiente, ecoturismo, gestão, marketing, design, e outros, que se junta a outros que desde setembro a equipa residente na aldeia de Querença.
Este programa tem como objetivos principais, “a valorização da aldeia de Querença, os seus recursos sociais, culturais e ambientais, bem como a recuperação de hortas tradicionais. Espera-se que estas ações ajudem na criação de uma marca local de qualidade, assim como à promoção do ecoturismo e a dinamização da área protegida local, e de atividades sustentáveis” – lê-se no
comunicado emitido pela Algar.
Faz também parte do projeto a criação de viveiros de plantas autóctones e o desenvolvimento de novos produtos agro-alimentares que poderão ser comercializados em novos circuitos criados também pelos novos profissionais envolvidos no projeto.
O papel da ALGAR, é referido “de enorme relevância”, já que, caberá a esta
empresa fornecer o composto orgânico necessário (Nutriverde), que irá fertilizar
os novos terrenos para os viveiros, hortas pedagógicas e sociais que serão
criados. Os técnicos da Algar terão ainda a seu cargo, a avaliação dos terrenos
e determinação das quantidades e melhores formas de aplicação do Nutriverde, bem
como a colaboração na realização de ações de formação sobre compostagem de
resíduos orgânicos.


Sem comentários:

Enviar um comentário