domingo, 26 de fevereiro de 2012

Empreendedores têm leque alargado de opções de financiamento

Uma ideia? E agora? Como obter financiamento? É com esta questão que muitos empreendedores se deparam. Não basta obter boas ideias, a questão do financiamento é fulcral, sobretudo porque "o negócio tradicional da banca não apoia o empreendedorismo, contudo existem outros instrumentos que nasceram em Portugal", começou por referir o diretor operacional do Programa ON2, Mário Rui Silva, no último "Empreender à 5ª" que teve como tema o "Empreendedorismo – Opções de Financiamento". Segundo o orador, importante é ter uma ideia clara do negócio e qual a sua vantagem competitiva. Além disso, é fundamental reunir todas as competências necessárias: "É importante haver um conjunto de facilitadores que dão apoio".
Mário Rui Silva ressalvou ainda que, hoje em dia, existem muitas oportunidades no empreendedorismo social e no setor do turismo.
Além disso, o diretor referiu que o "empreendedorismo é uma ´coisa` complicada que está transformada em moda e há muitas iniciativas que não levam a nada". A mesma fonte acrescenta que "empreender é a mola do progresso".
Inovação, assunção do risco e proatividade são os três fatores intrínsecos ao empreendedorismo para João Manuel Esteves, diretor da Incubo – Incubadora de Empresas. O convidado começou por informar a plateia que existe uma oferta variada de opções de financiamento, desde os "business angels" aos apoios e incentivos comunitários.
O orador alertou ainda para a Linha de Crédito PME Crescimento que se encontra aberta especificamente para micro e pequenas empresas. E chamou ainda a atenção para o FINICIA Jovem, um programa do IAPMEI, que apresenta condições especiais para jovens até aos 35 anos com necessidades de investimento inicial até aos 250 mil euros.
João Manuel Esteves salientou ainda a importância de participar em concursos de ideias e de participar em projetos de instituições ou empresas sobretudo pelo networking.
Situada no Alto Minho, a Incubo é uma associação pública que tem como objetivo atrair investimento para a região.

Sem comentários:

Enviar um comentário