quinta-feira, 4 de março de 2010
Ambidata possui taxa de Fedilização superior a 95%
A Ambidata® é uma empresa que dedica a sua actividade a duas áreas distintas, mas complementares Software e Ambiente.
Na sua unidade de Software, cria, desenvolve, implementa e mantém soluções de laboratório digital para três áreas: Laboratórios de Ensaios, Empresas de gestão analítica e Laboratórios de Anatomia Patológica.
Na área de ambiente a Ambidata® pretende fornecer soluções específicas de tratamento de água aos seus clientes, assumindo a responsabilidade integral do processo de tratamento de água, desde a fase de diagnóstico do problema e concepção da solução até à fase de implementação do processo de tratamento de água, arranque e assistência técnica periódica.
Actualmente o Sistema de Gestão de IDI (Investigação, Desenvolvimento e Inovação) da Ambidata é certificado, segundo a norma NP 4457:2007, sendo a Ambidata® a 12ª empresa a nível nacional a ser certificada por esta norma e a primeira no sector das Tecnologias da Informação a esta certificação soma-se a obtida no final de 2007, segundo a norma ISO 9001:2008.
As principais vantagens da implementação da gestão inovação (NP 4457:2007) apontadas pelos responsáveis da empresa são: capacidade de gerir o conhecimento interno; aumentar a percepção global do que é inovar; inovar em áreas que não apenas o produto mas também ao nível organizacional, marketing e processo; melhorar o processo de concepção e desenvolvimento; maior sistematização das actividades; melhorar a imagem para o exterior; retorno investimento é medido em conhecimento, inovação e negócio.
Juntamente com as certificações, deve ser salientado que a Ambidata® é líder de mercado em Portugal no fornecimento de soluções digitais para laboratórios de ensaios, pertence à “Rede PME Inovação da COTEC”, tem as suas marcas e software registadas e adere a diversos programas a nível nacional como o “Compre o que é Nosso” e o “Clube PME Internacional”.
Actualmente com um volume de facturação superior a 500 mil euros é líder no mercado nacional.
Origem
Esta empresa foi criada em 1999 com apenas dois colaboradores O seu sócio fundador, Paulo Rego (Eng.º Químico), com uma larga experiência numa empresa internacional ligada ao sector do tratamento de águas, detectou que no mercado nacional não existia nenhum produto de software especifico para a área da gestão e controlo dos resultados analíticos da qualidade da água. Foi perante esta constatação, que quando saiu dessa empresa, e pela verificação que haveria um nicho de mercado por explorar que decidiu criar uma empresa para desenvolver uma solução nesta área.
Num primeiro momento, em colaboração com um colega que mais tarde viria a tornar-se também sócio (Pedro Coutinho, Eng.º Informático), iniciou-se o desenvolvimento de uma solução de software que tem vindo a crescer ao longo destes últimos 10 anos tornando-se a aplicação principal o LabWay-LIMS®.
Com 2 sócios principais que depois de vários anos a trabalhar em empresas nacionais e internacionais, decidem que é chegada a hora de tornar os seus sonhos e ambições em algo mais palpável.
Passaram à prática criando uma empresa que fosse capaz de juntar tudo o que de bom faziam nas empresas onde estavam a trabalhar, mas em simultâneo colocaram em prática algumas das suas ideias de gestão e organização que não eram exequíveis nos locais onde estavam a trabalhar.
No início a Ambidata® tinha dois departamentos; a Unidade de Ambiente e a Unidade de Software, sendo que nos primeiros 3 anos a Unidade de Software teve apenas a actividade de criação e desenvolvimento das soluções de software que apresentam hoje no mercado. Nesta altura a Unidade de Ambiente foi claramente o motor que permitiu colocar a empresa a funcionar e que gerava os proveitos necessários para financiar a Unidade de Software que estava ainda em fase embrionária.
Mercado
Hoje a Ambidata® trabalha com mais de 100 clientes em 4 países diferentes (Portugal; Angola; Espanha e Cabo Verde) estão presentes em feiras internacionais a competir com os concorrentes mundiais.
Volume de Negócios
Nos últimos 3 anos o Volume de negócios da Ambidata foi aproximadamente de 450 mil euros em 2006, 540 mil euros em 2007, 465 mil euros em 2008 e 501 mil euros em 2009.
Factores Diferenciação
Os responsáveis da Ambidata® apontam como principal factor diferenciador o enfoque na realidade de cada cliente e a concentração exclusiva neste nicho de mercado. Cada Cliente é visto como projecto único e onde todos os seus processos e procedimentos são analisados exaustivamente para se identificar uma forma de os optimizar e adequar a uma realidade digital. Para isso a Ambidata® possui uma equipa pluridisciplinar (Química e Biologia, Ambiente, Informática e Sistemas, Marketing, Multimédia, Electrotecnia e Qualidade) e altamente qualificada (Mestres, Engenheiros e Doutores nas mais variadas áreas ligadas ao Negócio dos Laboratórios) que permite apresentar a cada cliente os recursos mais adequados em cada fase de implementação.
Factores Sucesso
Como factores de sucesso são apontados a excelência e qualificação da equipa, a concentração da actividade no nicho de negócio, aliada a uma obsessão pela inovação que contagia os clientes abertos a um processo de implementação das soluções baseadas em melhoria continua.
Processo de Internacionalização
Tendo a Ambidata® a característica muito particular de estar orientada para um “nicho de nicho” de negócio, que são os laboratórios de análises, desde muito cedo compreendeu que o seu mercado tinha de ser global e não nacional. Desde os primeiros momentos que as suas soluções foram desenvolvidas para 3 línguas base o Português, o Espanhol e o Inglês. Mas sabiam que era necessário criar experiência nacional antes de iniciar o processo de internacionalização.
Em 2007 com a abertura do escritório na Coruña iniciam o processo de internacionalização. Os dois primeiros anos foram de estudo e preparação do mercado culminando em 2008 com a abertura do escritório em Madrid e o desenvolvimento de actividade comercial. Além de estar em Espanha foram também aos Estados Unidos, Chicago, a uma das maiores feiras mundiais da área dos laboratórios – Pittcon, para analisar os concorrentes internacionais e o estado a arte dos laboratórios de outros países.
Neste momento têm 5 clientes e uma parceria em Espanha que representou em 2009 um volume de facturação de cerca de 7%.
Além do mercado espanhol possuem também clientes em Angola e Cabo Verde onde mesmo sem desenvolver um trabalho comercial muito intenso, e devido ao reconhecimento nacional da Ambidata® e a ligação de Portugal com estes PALOP conseguiram iniciar projectos, representando a totalidade do mercado internacional 9% da facturação.
Apoios à Internacionalização
Numa fase inicial os estímulos foram apenas pessoais baseados na noção que a Ambidata® tem de que o mercado deve ser Global e não nacional. Depois disso a Ambidata® desenvolveu um projecto de internacionalização que submeteu para apoio do QREN. Os fundos neste processo, foram importantes mas não determinantes. Os responsáveis da empresa afirmam que este objectivo seria concretizado de qualquer forma, a grande vantagem é que permitiu ter uma maior velocidade na sua concretização.
Fidelização Mercado
Em Portugal têm uma taxa de fidelização superior a 95%. Apenas os clientes que por razões de conjuntura deixam de prestar serviços deixaram de ser clientes. Têm uma taxa de satisfação de clientes muito elevada devido á concentração nas necessidades dos seus clientes. A Ambidata® tem neste momento uma quota de mercado em Portugal superior a 80% para os clientes que possuem sistemas digitais.
Desde muito cedo que todas as suas marcas foram registadas a nível nacional e internacional: Ambidata®; LabWay-LIMS®, LabWay-Aqua® e CitoPro®.
Aposta Recursos Humanos
A Ambidata® incentiva todos os seus colaboradores a fazerem formação contínua, seja em certificações, obtenções de Mestrado, Pós-Graduações ou Doutoramentos. Os responsáveis da empresa querem que todos estejam sempre a aprender, tendo uma equipa pequena, a formação é a ferramenta que permite um elevado nível de competências técnicas e pessoais. As necessidades de formação são sempre analisadas durante o processo de avaliação pessoal e de desempenho de forma que a empresa possa durante o ano fornecer as condições necessárias a que cada colaborador atinja os seus objectivos.
Um dos aspectos que mais distingue esta empresa é a obsessão pela visão de futuro e pela comunicação organizativa, reconhecem-se como uma empresa de organização horizontal, não existindo qualquer tipo de hierarquização entre os diversos colaboradores. A informação está disponível e acessível a todos os colaboradores não existindo filtros.
Qual o melhor Investimento? A própria empresa.
Nos últimos 10 anos, em média, 70% dos lucros foram sempre investidos na empresa, para a capitalizar, de forma, a possibilitar a definição de objectivos cada vez mais ambiciosos.
A Ambidata® desenvolveu um sistema interno que permite captar, registar e acompanhar as ideias e sugestões de todos os colaboradores, demonstrando uma apetência pela inovação inata. Defendem contudo que a inovação só faz sentido se for com o objectivo de resolver problemas reais em situação reais. Por isso estão focalizados no cliente e nas suas necessidades.
Estratégia
A Ambidata® tem um documento interno que define objectivos estratégicos globais da empresa até 2020, realizado em conjunto com a envolvência de todos colaboradores. O importante para a Ambidata® é criar recursos para que seja capaz de atingir essas metas, não perdendo o enfoque no que realmente interessa que é a equipa, os clientes e os parceiros no negócio.
Etiquetas:
Autor:Paulo Ferreira - Economista
1 comentário:
Boa noite!
Esta empresa é constituida por uma grande equipa de profissionais, sempre dispostos a ajudar no que for possível.
Espero sinceramente que obtenham grande sucesso na sua exploração europeia e mundial.
Parabéns a todos!
Enviar um comentário