sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Análise - Presentes com Futuro
Em especial em momentos de menor fulgor económico como aquele que Portugal atravessa, particularmente gratificante termos eco do sucesso trabalhoso, não exuberante mas claramente sucesso – de projectos como o que foi desenvolvido por Catarina Poiares.
Por vezes pode pensar-se que as empresas e os negócios existem sob o jugo da vontade do mercado e que só se estas forem capazes de responder a uma necessidade concreta dos seus potenciais clientes é que poderão afirmar-se e sobreviver.
Sem querer entrar numa discussão equivalente à da origem do ovo e da galinha, a verdadeé que o percurso da Oficina dos Presentes é demonstrativo de que há projectos/empresas que são capazes de criar o seu próprio espaço, alimentando necessidades e interesses que não se detectavam à vista desarmada.
Não conhecendo pessoalmente a empresária e só agora tendo tido contacto com o projecto, a minha convicção não estará muito distante da realidade: trata-se de um daqueles casos em que mais do que um projecto empresarial, a Oficina corporiza um projecto pessoal, a materialização de uma área de especial interesse, gosto e competência da promotora, que o apoio do IEFP ajudou a transformar numa ideia de negócio e numa aposta profissional.
A par com a especial motivação que advém de tal perspectiva, e que se reflecte no espírito de inovação da empresa e na qualidade dos seus produtos e serviços, a primeira década de vida da Oficina dos Presentes atesta também de pertinentes méritos ao nível da gestão, patentes no foco no cliente (“a personalização”), na diferenciação (a salvaguarda da componente “artesanal”),e na capacidade de potenciar os diversos canais de distribuição dos produtos (seja via novos suportes de comunicação, seja através das parcerias que têm vindo a ser concretizadas).
Cada metro do percurso já percorrido é um reforço da consistência do projecto e uma garantia da solidez dos próximos passos. Afinal, o vasto portefólio que, com ilustrações, pode ser consultado no sítio da empresa na Internet é um excelente catalisador das vendas e um contra-argumento cada vez mais inquestionável para aqueles que pudessem recear perante a inexistência de um espaço físico próprio.
Se pesquisar no principal motor de busca na Internet a palavra“presentes”, a Oficina dos Presentes surge logo nos primeiros resultados, atestando da conquista de um espaço de referência neste segmento de mercado. A referida aposta nas parcerias e a criação de respostas para novos nichos de mercado são as soluções recomendáveis e exigíveis para acautelar a sobrevivência da empresa em períodos de maior retracção no consumo.
A superveniente sofisticação do sítio na Internet ao nível das funcionalidades disponibilizadas e uma eventual melhoria do seu aspecto, organização e tratamento das imagens poderão sustentar com naturalidade o crescimento futuro da empresa e, quem sabe, abrir portas à sua internacionalização.
Sem comentários:
Enviar um comentário