O Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG/Idefe) em parceria com a Universidade de São Francisco (USF) nos EUA, estão este ano a organizar pela primeira vez um curso de empreendedorismo intitulado Silicon Valley Entrepreneurial Program. Esta formação vai ser ministrada dois países e visa auxiliar portugueses que queiram avançar com a criação de um negócio próprio.
Ana Venâncio, professora auxiliar do ISEG conta que “o curso visa ajudar empreendedores, empresários e executivos a reconhecerem e a quantificarem oportunidades de negócio e a desenvolverem e a estruturarem essas oportunidades em novas start-ups/spin-offs de sucesso”. Os participantes desta formação que se realiza de 10 de Setembro a 4 de outubro vão adquirir conhecimentos analíticos de como identificar oportunidades de negócio, de como priorizar e avaliar essas mesmas oportunidades, vão aprender a definir estratégias de marketing mais eficazes para concretizarem a primeira venda e de como vender projetos e ideias a investidores, parceiros e outros stakeholders.
Durante a formação e nos EUA, os alunos “vão ter acesso ao ecossistema único de Silicon Valley e aí terão a oportunidade de interagir com empreendedores e fundadores de start-ups e venture capitalists que lançaram empresas como a Google e o linkedin. Pretende-se que os participantes fiquem a conhecer na primeira pessoa quais os segredos do sucesso dos empreendedores em Silicon Valley”, frisa Ana Venâncio.
Com uma componente teórica e outra prática, o curso culmina com a apresentação do business plan a um painel de potenciais investidores, permitindo aos alunos desenvolverem o documento base para lançarem a sua própria empresa no dia seguinte e eventualmente angariar o capital necessário. “Os participantes beneficiam de módulos leccionados no ISEG e na USF e inclui visitas a start-ups tecnológicas em Silicon Valley. As aulas, workshops, case-studies, simulações, sessões conjuntas com alunos do MBA e da USF e do ISEG oferecem um currículo dinâmico focado no empreendedorismo e inovação”, acrescenta a docente. Acredita que esta é uma experiência única de partilha e de desenvolvimento de conhecimentos orientados para a criação de empresas e para a inovação.
A ideia de criar a primeira edição deste curso resultou do feedback positivo que o ISEG obteve dos seus alunos de MBA que passaram por programas semelhantes. “Após integrarem estes programas, todos os alunos pretendiam lançar o seu próprio negócio e muitos deles arriscaram e são recentemente empreendedores de sucesso”, finaliza Ana Venâncio.
Ana Venâncio, professora auxiliar do ISEG conta que “o curso visa ajudar empreendedores, empresários e executivos a reconhecerem e a quantificarem oportunidades de negócio e a desenvolverem e a estruturarem essas oportunidades em novas start-ups/spin-offs de sucesso”. Os participantes desta formação que se realiza de 10 de Setembro a 4 de outubro vão adquirir conhecimentos analíticos de como identificar oportunidades de negócio, de como priorizar e avaliar essas mesmas oportunidades, vão aprender a definir estratégias de marketing mais eficazes para concretizarem a primeira venda e de como vender projetos e ideias a investidores, parceiros e outros stakeholders.
Durante a formação e nos EUA, os alunos “vão ter acesso ao ecossistema único de Silicon Valley e aí terão a oportunidade de interagir com empreendedores e fundadores de start-ups e venture capitalists que lançaram empresas como a Google e o linkedin. Pretende-se que os participantes fiquem a conhecer na primeira pessoa quais os segredos do sucesso dos empreendedores em Silicon Valley”, frisa Ana Venâncio.
Com uma componente teórica e outra prática, o curso culmina com a apresentação do business plan a um painel de potenciais investidores, permitindo aos alunos desenvolverem o documento base para lançarem a sua própria empresa no dia seguinte e eventualmente angariar o capital necessário. “Os participantes beneficiam de módulos leccionados no ISEG e na USF e inclui visitas a start-ups tecnológicas em Silicon Valley. As aulas, workshops, case-studies, simulações, sessões conjuntas com alunos do MBA e da USF e do ISEG oferecem um currículo dinâmico focado no empreendedorismo e inovação”, acrescenta a docente. Acredita que esta é uma experiência única de partilha e de desenvolvimento de conhecimentos orientados para a criação de empresas e para a inovação.
A ideia de criar a primeira edição deste curso resultou do feedback positivo que o ISEG obteve dos seus alunos de MBA que passaram por programas semelhantes. “Após integrarem estes programas, todos os alunos pretendiam lançar o seu próprio negócio e muitos deles arriscaram e são recentemente empreendedores de sucesso”, finaliza Ana Venâncio.
Sem comentários:
Enviar um comentário