domingo, 4 de setembro de 2011

Empreendedorismo: Portugueses escolhem ilha da Páscoa para lançar programa de publicação digital

A Claan, uma jovem empresa portuguesa, vai lançar, junto dos rapanui da Ilha da Páscoa, o protótipo de um programa de edição digital para plataformas móveis, fruto do investimento do governo chileno através de um programa para empreendedorismo.

Clara Vieira e Andreas Eberharter, a portuguesa e o austríaco fundadores da Claan, já tinham desenhando e desenvolvido de raiz um sistema que permite transformar documentos pdf, o formato correntemente aplicado na indústria gráfica, em publicações digitais interativas para a internet.

O desafio que propuseram ao programa do governo chileno Start-Up Chile foi transpor este sistema, o Leafer, para as plataformas móveis, nomeadamente para o iPad.

Com a versão Beta a ser ultimada, após dois meses naquele país sul-americano, acharam que um dos territórios mais isolados do mundo, com os seus 1000 habitantes rapanui, era o cenário ideal para lançarem o seu programa na segunda feira, dia 30 de agosto.

“Ao proporcionar aos rapanui a utilização do nosso sistema acho que também estamos a ajudá-los a ser empreendedores”, afirma Clara Vieira a partir da capital Santiago, adiantando que gostaria que o gesto ajudasse também “à aproximação dos habitantes locais ao Chile”, já que o território mantém alguma antipatia ao país que integra.

Um jornal, os hotéis e as escolas de surf são alguns dos potenciais utilizadores gratuitos do Leafer que, segundo Clara Vieira, tem “usufruído das sinergias com outras empresas” e com o “trabalho de programadores chilenos e brasileiros”, seguindo um dos pressupostos do projeto, a criação de empregos.

Os fundadores da Claan, uma empresa incubada no Pólo das Indústrias Criativas da Universidade do Porto (UPTEC), ainda vão ficar mais quatro meses em Santiago, podendo estender a sua permanência por mais dois meses.

No final do projeto, financiado pelo governo do Chile com cerca de 30 mil euros, o programa deverá estar disponível para o público na Apple Store.

A facilidade com que têm ultrapassado todos os processos burocráticos no Chile é um dos contrastes com a realidade portuguesa que Clara Vieira destaca como positivo.

Foi para resolver um problema prático que os designers Clara Vieira e Andreas Eberharter, que se conheceram no programa Erasmus, criaram o programa Leafer. Perante a dificuldade e o elevado custo para transpor a revista tecnológica da Siemens austríaca para um formato digital, decidiram criar uma plataforma de raiz que lhes simplificasse o trabalho.

O Leafer permite em minutos transpor os artigos de uma revista e incorporar novos elementos interativos.

A candidatura ao programa chileno foi uma forma de prosseguir o desenvolvimento do Leafer, de poder abordar o mercado sul americano mas, para Clara Viera, “é também a oportunidade de trabalhar com pessoas de todos os pontos do mundo que acreditam nas suas ideias e que têm ideias que realmente podem fazer a diferença”.

Até porque ela acredita no empreendedorismo inovador, lembrando a opinião de do antigo diretor da Cisco Systems Diogo Vasconcelos, recentemente falecido, “que acreditava que o futuro de Portugal passava por aí”.

Sem comentários:

Enviar um comentário