A internacionalização da Venture Catalyst já estava traçada desde a sua génese. A América do Sul foi o alvo prioritário de Rafael Simão.
Os cinco projectos em que a Venture Catalysts já trabalhou acederam a um total de 400 mil euros.
Empresa: Venture Catalysts
Área de actividade: Empreendedorismo tecnológico
Número de colaboradores: 5
Investimento inicial: 5 mil euros
A Venture Catalysts é uma empresa que potencia ideias e tecnologias para responder a estímulos do mercado. Rafael Simão é a mente por trás do projecto, cujo objectivo é o de valorizar o conhecimento gerado através de Investigação & Desenvolvimento (&D) nas universidades portuguesas. Já existem mecanismos de apoio a projectos "spin-off" e "startup", mas ainda com "inúmeros obstáculos" para que vinguem no mercado. É por isso que Rafael Simão quer que a sua empresa actue como "catalisadora" e proporcione a criação ou desenvolvimento de competências e estratégias para que haja acesso a fundos, rede de contactos e mercado. "Isto implica, entre outras coisas, trabalhar próximo dos promotores e falar a mesma linguagem dos mundos de I&D, do empreendedorismo e dos negócios."
A Venture Catalysts tem empreendedores que ajudam outros empreendedores a terem sucesso.
"A nossa experiência e formação diversificadas permitem-nos ser fluentes na linguagem de quem tem as ideias, de quem as patrocina e de quem compra os produtos ou serviços em que elas se baseiam", explica o empreendedor de 29 anos.
Quando se candidatou-se ao "Startup Chile", não teve dúvidas: trata-se de um continente em expansão económica e desenvolvimento global, quer a nível de infra-estruturas, quer de investimento em I&D. A possibilidade de contacto com empreendedores que desenvolveram ideias disruptivas provenientes dos cinco continentes é a principal vantagem.
"A necessidade de trabalhar remotamente em equipa é um dos principais desafios. Quando ultrapassado, dará lugar a um novo modo de trabalho à distância, que será essencial para a internacionalização."
Os cinco projectos em que a Venture Catalysts trabalhou até agora permitiram aceder a aproximadamente 400 mil euros, provenientes de diferentes fontes de investimento. "Este ecossistema em que estamos inseridos funciona muito na base do 'see it to believe it' e estes casos de sucesso são momentos-chave no desenvolvimento do nosso projecto." Agora, a equipa de Rafael Simão vai arrancar com a avaliação de mais quatro ideias: três internacionais e um nacional.
Sem comentários:
Enviar um comentário