segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Escolha uma Plataforma. Escolha um Mercado. Lance-se.


Apenas dez websites controlam 75% do total das visitas a páginas. A Apple vende 70% da música digital; a Amazon controla 70% dos eBooks. A Google dá resposta a 63% das pesquisas mundiais. Vinte e cinco comerciantes on-line dominam 75% do comércio eletrónico, tendo o valor aumentado face aos 70% do ano anterior[1,2,3,4]
Não se engane, estas estatísticas caracterizam-se por monopólios. Ao passar os olhos pelas análises a estes mercados, o leitor pode concluir que a Internet não tem oportunidades para startups. Mas os números contradizem a realidade. Por três motivos estamos agora na melhor altura de sempre para lançar uma empresa:
1. As Startups podem vender a centenas de milhões de utilizadores através das novas plataformas;
2. A computação elástica minimiza os custos de desenvolvimento e permite atingir escalas infinitas.
3. Os mercados financeiros estão a ficar mais fortes.

Novos mercados-alvo
Atualmente, um empresário da Internet pode aceder a um mercado de enorme dimensão, como a Índia, clicando apenas num botão. O Facebook, Apple e as plataformas de distribuição da Google servem em conjunto mil milhões de utilizadores no F8 iOS e Android. Estas plataformas disputam os utilizadores através da oferta de conteúdos únicos criados pelas equipas de desenvolvimento. Para aumentarem a sua parte do mercado, as plataformas aliciam os criadores com ferramentas de distribuição e acesso livre a clientes pagantes, simplificando as estratégias de implementação.

A competição entre plataformas exige períodos de tempo mais rápidos na comercialização de conteúdos. As plataformas não se podem arriscar a empatar uma potencial vantagem competitiva com burocracia - para grande benefício dos empreendedores. Atualmente uma startup já não tem de aumentar o seu capital para sobreviver a uma negociação de uma parceria de distribuição que poderia durar 12 meses, seguida de um período de seis meses de distribuição. Pelo contrário, um processo de análise de duas semanas permite rever, cuidadosamente, uma aplicação antes de a disponibilizar a centenas de milhões de utilizadores. Se a aplicação for única e valiosa, a plataforma comercializa a aplicação em lojas de aplicações como as do Android ou a loja iTunes. A publicidade gratuita corta os custos de marketing de um produto ao mesmo tempo que conduz à sua adoção massiva.

Uma vez nas mãos dos clientes, as aplicações permitem aceder a milhares de milhões de dólares de poder de compra com as opções existentes para pagamento só com 1-clique. Os pagamentos 1 clique multiplicam as taxas de conversão de vendas ao eliminarem a necessidade de introdução do cartão de crédito. Os clientes compram, por capricho bens virtuais, revistas e livros. Estes sistemas também facilitam as transações entre países e moedas diferentes, abrindo a possibilidade de novos mercados. As startups podem fazer negócios em 190 países logo no primeiro dia, sem se precisarem de preocupar com taxas de câmbio ou fraudes. O Facebook e a Apple vendem, quer nos EUA quer fora, milhões de cartões pré-pagos, que servem de solução a clientes com contas bancárias a descoberto. A simplificação dos pagamentos aumenta a base de clientes e maximiza as compras, enriquecendo tanto o criar como a plataforma.

Computação Elástica
Quando uma aplicação tem sucesso, a infraestrutura backend tem de suportar uma base de clientes em crescimento. Servidores carregados e sobrelotados é anacrónico. Ao permitir substituir este dispendioso equipamento, a computação elástica à medida responde aos picos e a crescimentos na procura por parte dos clientes, fornecendo aprovisionamento, armazenamento e gestão de servidores – baixo custo. A Amazon cobra dez cêntimos por uma hora de tempo de computação. Com a computação elástica as startups podem substituir os custos fixos por custos variáveis, reduzindo o capital necessário para o lançamento e eliminando os riscos de fazer previsões de procura antes do lançamento. .[5]

Como consequência das plataformas e computação elástica, os custos de distribuição são diminuídos, as dificuldades com pagamentos ultrapassadas e as dores de cabeça com servidores deixam de existir. Assim, para lançar um produto torna-se necessário um reduzido investimento de capital. E o mesmo acontece com o custo de aprendizagem. Com uma pequena quantia de dinheiro os empreendedores podem lançar, e fazer várias tentativas enquanto procuram servir o mercado com diferentes produtos. Quando um empreendedor cria um produto de sucesso os mercados financeiros premeiam de forma simpática a empresa.

Desafios aos Empreendedores
À medida que as barreiras de entrada diminuem e que aumenta o retorno das empresas de sucesso, a concorrência começa, obviamente, a materializar-se. Para terem sucesso as startups precisam de criar barreiras de entrada à concorrência seja através de tecnologia proprietária, mecanismos de distribuição exclusivos, marcas fortes, custos de mudança ou economias de escala. Estas barreiras de entrada vão substituir aquelas que foram eliminadas pelas plataformas de distribuição e pelo cloud computing.Além do mais, as startups têm de ter as habilidades e conhecimentos necessários para darem resposta a novos mercados que podem ser alcançados através de plataformas de distribuição. 450 Milhões de Chineses utilizam a Internet, mais do que o número de utilizados nos EUA. Os 750 milhões de utilizadores de telemóvel na índia aumentam mensalmente em cerca de 20 milhões. 70% dos utilizadores do Facebook vivem fora dos EUA. A localização é o primeiro passo de um longo percurso para alcançar o sucesso nestes mercados. Concorrer com operadores locais e startups implica conhecimento do mercado, publicidade hábil e criação de parcerias.[9,10,11]

Por último, à medida que mais empreendedores tentam a sua sorte, aumenta a concorrência pelo talento. Recentemente, a Google deu a todos os seus colaboradores um aumento de 10% para premiar a retenção. A Facebook paga aos engenheiros mais do que qualquer outra empresa de tecnologia de Sillicon Valley. Neste contexto competitivo, os empreendedores precisam de visões de sucesso para conseguirem ganhar talento.[12]

2011: O Ano do Empreendedor.
Em 2011, o otimismo dos empreendedores está garantido. Mercados massivos, computação rentável, e um contexto de saída cada vez mais simples são tudo sinais de que existem um oceano de oportunidades à sua espera.
Por isso, escolha uma plataforma. Escolha um mercado. Lance-se.

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