sábado, 29 de outubro de 2011

Apenas 5% dos alunos de MBA querem abrir a própria empresa

SÃO PAULO - A grande maioria dos alunos de MBA pretende trabalhar como funcionário após a conclusão do curso. Apenas 5% pretendem abrir o próprio negócio, segundo a pesquisa Global Management Education Graduate 2011, realizada pelo GMAC, a instituição que aplica as provas do GMAT, teste usado nos processos de admissão dos MBAs das principais escolas de negócios do mundo.

Os homens têm mais intenção de tocar a própria empresa do que as mulheres. A preferência pelo empreendedorismo também é maior entre os alunos com 31 anos de idade ou mais. Por região geográfica, os americanos são os menos propensos a abrir uma empresa e os mais entusiasmados com a ideia são os europeus.

Entre os alunos que querem administrar o próprio negócio, 39% pretendem atuar no setor classificado como "produtos e serviços", 18% querem trabalhar com consultoria e 15% têm a intenção de abrir uma empresa de tecnologia. Completam a lista o setor de auditoria e finanças (12%), cuidados com a saúde (6%) e manufatura (5%).

Para quem opta pelo empreendedorismo, o principal fator motivador para começar a empresa é poder fazer o que mais gosta, ser o principal tomador de decisão, administrar todos os aspectos da empresa e criar uma agenda que atenda as próprias necessidades.
A pesquisa, feita anualmente desde 1999, ouviu 5 mil pessoas recém-formadas ou prestes a se formar em programas de MBA de 156 escolas de negócios de diversos países.

Sem comentários:

Enviar um comentário