domingo, 23 de outubro de 2011

“Inovei, mas sem tirar os pés do chão”

Quando o comércio eletrônico ainda engatinhava no país, em 1998, Gilberto Mautner ofereceu espaço barato na internet para quem quisesse abrir seu e-commerce. Hoje, a Locaweb é a maior empresa de hospedagem de sites do país, com um faturamento de R$ 148 milhões

Pioneirismo – “Desde o começo, segui o mesmo princípio: ampliar horizontes, encontrar produtos e soluções novas para o cliente. A primeira empresa que abri era um portal para o setor têxtil, o Intermoda, que foi um fracasso. Então pensei: como podemos transformar isso em algo maior? Foi quando surgiu a ideia da hospedagem de sites, em 1998. Começamos a oferecer espaço para comércio eletrônico quando a área ainda era incipiente no Brasil. Mais tarde, seríamos pioneiros em oferecer soluções em cloud computing no Brasil.”

Pés no chão – “A empresa nunca perdeu seu ímpeto de criar, mas sempre trabalhamos com os pés no chão. Toda ideia nova tem de passar no teste da lucratividade. Essa postura foi fundamental na época da explosão da internet, em 2000. Lembro que ficava perplexo ao ver investidores apostando milhões de dólares em qualquer ideia nova. Enquanto isso, continuávamos crescendo sem nenhum aporte, usando só os nossos recursos. Quando a bolha estourou e dezenas de empresas faliram, foi a prova de que estávamos certos. É preciso inovar, mas com uma base sólida.”

Capacitação – “As decisões tomadas em 2000 moldaram tudo o que aconteceu depois. Naquele ano, começamos com cinco funcionários — no final do ano, eram mais de 50. Percebi que precisava aprender a delegar, não poderia mais controlar tudo. Mais tarde, em 2010, com o número de funcionários chegando a 600, houve outra transição: tornou-se necessário capacitar líderes que pudessem atuar na linha de frente do negócio. Hoje em dia, meu papel é criar o contexto para que esses líderes tomem as decisões corretas.”

Estrutura – “Para garantir que a empresa tenha a estrutura necessária para suportar nossa expansão, criamos em 2009 um segundo data center — local onde são armazenados todos os dados dos clientes. Fizemos um investimento de R$ 40 milhões para multiplicar a capacidade do original. O primeiro abrigava 4 mil servidores; no segundo, pulamos para 25 mil máquinas. Até agora, usamos só 20% desse total. Estamos tranquilos, sabendo que temos capacidade para absorver todo o potencial de desenvolvimento da internet brasileira nos próximos dez anos.”


LOCAWEB O QUE É: empresa especializada em hospedagem de sites
ESTRUTURA: 700 funcionários, trabalhando na sede e em dois data centers, com capacidade para 29 mil servidores, em São Paulo
FATURAMENTO em 2010: R$ 148 milhões

Sem comentários:

Enviar um comentário