domingo, 16 de outubro de 2011

OPEN promove semana do empreendedorismo

A OPEN, no seguimento da sua missão de promoção da inovação e do empreendedorismo, promove a «6ª Semana do Empreendedorismo OPEN 2011», que terá lugar entre os dias 17 e 21 de Outubro na OPEN, na Marinha Grande.

Este ano, a Semana do Empreendedorismo 2011, colocará o seu foco na temática da Motivação. «Motivar para criar, motivar para por as ideias em prática, motivar para empreender e para vencer!», é o lema da iniciativa que pretende promover uma verdadeira «Injecção de ânimo e motivação» a empreendedores e empresários, afirmando-se como elemento de interface no apoio à criação de empresas e à utilização das qualificações dos recursos humanos e materiais para a criação de riqueza e realização pessoal.

Sob esta óptica dedicar-se-á cada dia da semana a temas estruturantes para o sucesso dos empreendedores.

A semana inicia com um pequeno-almoço temático que será dedicado à motivação dos recursos humanos e à dinamização de redes, fundamental para o sucesso de qualquer iniciativa de Empreendedorismo. O «Pequeno-almoço com a indústria», organizado pelo CENTIMFE na OPEN e enquadrado no projecto RUCI, promoverá um debate sobre a importância da mobilização dos recursos humanos para os objectivos estratégicos das organizações, sobre modelos e formas de motivação, bem como, sobre a necessidade de se transformar as organizações em nós de redes de inovação e de empreendedorismo.

A partir das 15 horas, promotores, empreendedores em potencial, estudantes, desempregados serão convidados a motivarem-se para a realização pessoal e a criação de riqueza através do empreendedorismo. Serão apresentados instrumentos de como empreender, como criar o seu negócio, estímulo ao desenvolvimento de planos de negócios ajustáveis, identificação de conceitos base e apresentação de instrumentos financeiros de suporte disponíveis, e, naturalmente, a apresentação da Incubadora OPEN. Todos terão possibilidade de esclarecer dúvidas e debater com profissionais da área financeira e de gestão.

No dia 18, a partir das 10 horas, a OPEN abre as suas portas para a tecnologia e para a internacionalização. Neste dia, as empresas, os empreendedores e o público em geral poderão ter acesso a projectos empresariais, serviços e tecnologias alavancadoras de negócios, especialmente algumas já instaladas na Rede de Incubadoras Nacionais, como a Steinbichler, a Digiwest e a Dimlaser. Será promovido, para além da Mostra Tecnológica, um debate com casos de sucesso orientados para a Internacionalização dos negócios com a participação do IPL – Instituto Politécnico de Leiria e da PRODUTECH – Pólo de Competitividade para as Tecnologia de Produção. É a alta tecnologia aplicada para apoiar e afirmar a empresa portuguesa no mercado nacional e internacional.

Na quarta-feira, o Centro muda-se para o Norte e o «Pequeno-almoço com a Indústria» viaja até Oliveira de Azeméis para mostrar a força da economia da região e realizar um intercâmbio com empresários do Norte.

A tarde começa com uma conversa a sério sobre propriedade industrial e de como proteger as ideias e as invenções. Em seguida, será dinamizado no âmbito do projecto RUCI, um workshop de mobilização dos Empreendedores nacionais, para participarem no European Tooling Fórum, na Alemanha, em Novembro, dando assim corpo à estratégia de afirmação internacional da European Tooling Platform. Esta acção será dinamizada em estreita articulação, com a CEFAMOL, ISTMA EUROPE e CENTIMFE.

Mais tarde realiza-se o já tradicional «Fim de Tarde com Empreendedores», desta vez com a participação da INCENTEA,

Dia 20, quinta-feira, em estreita articulação entre a OPEN e a DGAE – Direcção Geral das Actividades Económicas, o CENTIMFE e a Poolnet, colocar-se-á na mesa o tema Responsabilidade Social nas Organizações, aspecto fundamental para o sucesso do futuro e da competitividade das empresas. A apresentação de Casos de Sucesso empresariais com a participação da Universidade de Aveiro e empresas da região que fizeram da Responsabilidade Social factor de crescimento e desenvolvimento: INCENTEA, Inteplástico, SOCEM e VIPEX. Esta acção está enquadrada na Semana Europeia das PME.

As Políticas Públicas de Apoio ao Empreendedorismo sobem ao palco na sexta-feira e prometem muita informação e um debate de peso. Espera-se a presença do Secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, além de representantes do CCDRC, COMPETE, IAPMEI, IEFP e das Câmaras da Marinha Grande e Batalha, bem como do presidente da CIMPL - Comunidade Intermunicipal do Pinhal Litoral.

Ainda na manhã de sexta-feira, para fechar com chave de ouro esta semana, nada melhor do que lançarmos um olhar sobre o futuro da economia do país: os jovens. Dinamizada com a Câmara de Pombal, os jovens participarão de um jogo de ideias empreendedoras.

Para mais informações, consulte o Programa Completo aqui, ou contacte a OPEN pelo telefone 244 570 010.

Sem comentários:

Enviar um comentário