sábado, 15 de outubro de 2011

Brincando de Empreendedorismo

Empreender para quem tem o espirito de criança faz toda a diferença quando resolvemos por em prática nossa ideia que está guardada na gaveta.

Quando digitamos no google a palavra empreendedorismo, podem-se observar vários links com adjetivos para esse como; inovador, confiante, persistente, ousado, entre outros. Esse é o conjunto que faz uma pessoa ser empreendedora, segundo a literatura.

A partir das qualidades citadas acima, podemos afirmar que as crianças até 5 anos são as pessoas mais empreendedoras de que temos conhecimento. Mas por que os adultos deixam de ser se um dia foram crianças? Essa é uma questão simples de responder; pelo fato da mera adaptação ou acomodação que inibe nosso lado empreendedor.

Nós quando crianças, não havia tempo ruim para brincar, sempre estávamos buscando novas formas de se divertir; persistência é algo nato dos menores, e sem falar na criatividade (Segundo pesquisa americana, 98% das crianças até 5 anos são criativas, já os adultos mal se chega aos 2%). Se tivéssemos investidores para nossas ideias, muitas crianças teriam suas fábricas de bumerangue, de carretilhas alucinantes, até as bonecas de espiga de milho.

Assim como perdemos a capacidade de nadar por falta de prática, não é diferente com o nosso espírito empreendedor. Isso acontece pela franqueza que desenvolvemos pelo medo de errar, dessa forma nosso consciente trabalha mais racionalmente do que emocionalmente. Já a criança até leva umas palmadas, mas não perde o desejo de tentar.

Empreender é criar algo diferente, algo que lhe proporcione prazer, que faça se sentir o dono do mundo; produz riqueza, não só financeira, mas tantas outras como resolver um problema do seu bairro de insegurança, assim vai gerar a riqueza da segurança ou paz.

As próximas décadas serão os apogeus da liderança feminina, do consumismo jovem, da globalização e do mundo virtual. Liderança feminina no sentido de que para se ter sucesso daqui para frente, você precisará influenciar as pessoas a acreditar na sua ideia, como se essa ideia tivesse nascido delas e não de você; trazendo isso para Hollywood, o Filme A Origem expressa isso muito bem na ficção cientifica. O público que irá consumir horrores durante os próximos 20 anos será os de 15 a 35 anos, devido viverem 8 horas no mundo real e as outras 8 horas do dia no virtual, além do crescimento exponencial da globalização e da internet.

Dessa forma, acredite mais na sua capacidade de empreender, pois você já sabe que um dia eras empreendedor de mão cheia; além disso, aproveite para arriscar agora que és jovem, terás tempo de se recuperar caso der errado, haja vista que o dinheiro sempre vai e vem, já a oportunidade é como a palavra proferida, ela só vai.

Um Feliz dia das crianças empreendedoras para todos nós...

Daniel Loch

Sem comentários:

Enviar um comentário