Elaborar um plano de negócios adequado, definir metas e ações, além de calcular riscos são detalhes que norteiam o sucesso de uma empresa.
Há alguns anos, em tempos de mercado aquecido, na grande maioria dos setores, manter as portas de um estabelecimento abertas e esperar o cliente entrar no recinto era o suficiente para os negócios prosperarem. Entretanto, com a acirrada concorrência nos grandes centros comerciais do país, se diferenciar através de um planejamento apropriado e manter o comportamento empreendedor (isto é, fazer assumindo riscos) pode fazer a diferença entre ter sucesso nos negócios ou estar fadado às crises.
Pesquisa realizada pela Havard Bussiness School revela que a elaboração de um plano de negócios aumenta em 60% a probabilidade de sucesso do empreendedor. Outro estudo revela como a burocracia também é um grande empecilho para o empreendedor brasileiro. Realizado recentemente pelo Banco Mundial, a pesquisa constatou que o Brasil ocupa a 127ª posição num ranking de facilidade para fazer negócios, numa lista formada por 183 países.
Batista Gigliotti, presidente da Fran Systems, consultoria no desenvolvimento de negócios e de franquias e especialista em empreendedorismo, revela que “o empreendedor precisa estar atento às novidades do mercado. Seja através de cursos preparatórios, no qual podemos destacar a atuação do SEBRAE, que orienta os novos e experientes empreendedores na busca por melhores resultados, ou, então, vivenciando na prática os desafios que essa carreira proporciona e subtraindo dos obstáculos os conhecimentos para não persistir nos mesmos erros”.
Existem muitas características que são abordadas quando o assunto é ser ou tornar-se empreendedor. Gigliotti explica que “entre todas as qualidades que o empreendedor precisa ter para alcançar o sucesso podemos destacar que ter iniciativa, paixão pelo negócio (já que se ele não acreditar em sua empresa, dificilmente alguém acreditará), aceitar e calcular os riscos e ter em mente que fracassar não é o fim da linha, já que muitos empresários só prosperaram após errarem na condução do negócio uma, duas ou três vezes, e, mesmo com as dificuldades, tentaram novamente até acertarem”.
O plano de negócios é o segredo para direcionar os investimentos e diminuir os riscos de fracassar o projeto. “Se já existe uma ideia, é necessário fazer um detalhado plano de negócio, onde ficarão claros todos os aspectos do empreendimento. Estabelecer metas, diretrizes e controle gerencial são itens essenciais para prosperar na vida profissional, afinal ter seu próprio negócio requer organização, disciplina, ousadia, vontade e trabalho, muito trabalho”, conclui Gigliotti.
* Batista Gigliotti é presidente da Fran Systems, consultoria em desenvolvimento de negócios e de franquias. A empresa possui em sua carteira de clientes empresas, empreendedores, franquias e franqueados de variados segmentos, entre eles: Agility, IPESSP, Sal e Brasa, Sunbelt Business Brokers, Nobel, Devassa, Pizza Hut, Pra Que Marido, Seven Idiomas e Station Car entre outras – www.fransystems.com.br - É também mestre em administração e professor dos cursos de pós-graduação da EAESP-FGV, Senac, Anhembi, BI e Ibmec/Veris.
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