O empreendedorismo vem com uma nova introdução de um novo processo no mercado atual. Uma nova maneira de se fazer algo, uma nova instituição que incorpora novos processos produtivos, a introdução de uma nova tecnologia em um produto. Ou seja, tudo que for ideias novas em um processo para a fabricação de um produto ou geração de um serviço singular, é considerado empreendedorismo.
Com uma introdução ao empreendedorismo e as fontes de oportunidades, quero destacar duas teorias referente a este assunto. A primeira vem do economista da New York University, Israel Kirzner, que diz que as oportunidades existem para algumas pessoas e para outras nem tanto, porque algumas delas dispõem de informações diferentes uma das outras. Podendo-se dizer que algumas delas possuem informações mais valiosas do que outras pessoas. No livro ''Empreendedorismo Uma visão de sucesso'', eles nos dão o exemplo de uma oportunidade cuja informação é de grande valia. Vamos ao curto exemplo. Uma pessoa abre um novo empreendimento perto do campus de uma faculdade de determinada região, por exemplo, uma pizzaria. Porém, as pessoas do local prefeririam uma danceteria ao invés de uma pizzaria, um jovem com esta informação poderá criar a partir desta oportunidade e informação empreendedora um local onde as pessoas possam dançar e se divertir. A pizzaria do passado foi um fiasco, pois o dono não dispunha destas informações valiosas de que as pessoas do local desejariam ter um outro ambiente diferente para se entreter, entretanto, o novo ambiente de entretenimento é de grande sucesso.
Outra teoria que este mesmo livro destaca, é de Josef Schumpeter, economista da Havard University. Ele quer nos mostrar que oportunidades empreendedoras surgem à medida que ocorrem transformações no ambiente externo, onde esta transformação abre novas oportunidades para novos empreendimentos. A criação de determinada tecnologia, por exemplo, abre oportunidades para a criação de um novo produto, e assim sucessivamente. Ele destaca três oportunidades empreendedoras externas que podem gerar grandes frutos, são elas: Mudanças tecnológicas, mudanças políticas e regulamentares e mudanças sociais e demográficas. Vamos tratar a diante estas três mudanças passíveis de novos empreendimentos e oportunidades.
No primeiro caso, mudanças tecnológicas, dizem os estudiosos, que são as fontes mais valiosas para oportunidades empreendedoras, e quanto maiores forem as mudanças tecnológicas, tanto melhor serão oportunidades empreendedoras. Podemos citar o exemplo da vídeo conferência que entrou no lugar de algumas reuniões que só eram possíveis pessoalmente. A tecnologia tornou realizável uma ligação entre diversos executivos entre outros grupos, de distantes áreas do mundo, para fazer debates em tempo real e em horários específicos à disponibilidade de cada um. Este processo foi uma grande nova fonte de oportunidade empreendedora para empresas de programas que disponibilizam este tipo de serviço. De acordo com Robert A. Baron e Scott A. Shane, "mudanças tecnológicas são uma fonte de oportunidades de empreendedorismo porque possibilitam que as pessoas façam as coisas de forma nova e mais produtiva".
A segunda fonte de oportunidade segue a partir das mudanças políticas e regulamentares. De acordo com estes mesmos autores, "essas mudanças possibilitam o desenvolvimento de ideias de negócios para utilizar recursos de maneiras novas, que sejam mais produtivas ou que redistribuam riquezas de uma pessoa para outra". Por exemplo, quando os órgãos responsáveis desregulamentam algum setor, torna-se mais fácil a entrada de novos empreendimentos no setor desregulamentado, pois, com um ambiente menos burocratizado, torna-se mais cômodo a introdução de produtos ou serviços empreendedores, com uma inovação baseada na flexibilidade.
A terceira e ultima fonte citada no livro ''Empreendedorismo Uma visão do processo'', é na mudança social e demográfica. Mudanças sociais estão ligadas com as mudanças nos hábitos das pessoas que se localizam em determinada região. Por exemplo, vemos hoje em dia uma grande preocupação com a saúde da população. Esta pode ser uma forte oportunidade empreendedora de sucesso, com a criação de produtos e serviços baseados na saúde. Os hábitos antigamente são diferentes dos hábitos de hoje em dia, como por exemplo, as roupas utilizadas nos séculos passados são diferentes das de hoje. Estas sacadas têm de ser percebidas para quem deseja explorar fontes inovadoras neste setor de mudança social. O empreendedor deve estar atento a estas mudanças, para que no momento certo, possa agir e aderir a nova tendência social inserida. Mudanças baseadas nas demografias podem ser fontes de oportunidades bastante motivadoras. Como por exemplo a entrada de novos povos em determinadas regiões, os empreendedores podem realizar empreendimentos baseados nos gostos e costumes destes novos entrantes, disponibilizando produtos ou serviços ao gosto destas novas pessoas com suas diferentes culturas e diferentes hábitos. Robert A. Baron e Scott A. Shane acreditam que há duas razões para que estas mudanças sociais e demográficas se tornem fontes de oportunidades de empreendedorismo. De acordo com eles, ''primeiro as mudanças sociais e demografias alteram a demanda por produtos e serviços. Segundo, porque as mudanças sociais e demográficas possibilitam a criação de soluções para as necessidades dos clientes que são mais produtivas do que aquelas disponíveis no momento''.
Podemos ver que há grandes fontes de oportunidades inovadoras, também citadas no artigo " Uma introdução do empreendedor e as Sete Fontes de Oportunidades Inovadoras segundo Peter F. Drucker", baseado em nosso grande guru da administração. O certo é que os empreendedores devem estar atentos a estas oportunidades e mudanças no cotidiano, para que assim possam atingir seus objetivos com mais clareza do que aqueles que abrem seus próprios negócios sem alguma proposta. Sem dúvida alguma, este segundo grupo, pode e dão certo algumas vezes, porém a maioria fracassa sem um estudo minucioso a respeito destas oportunidades.
Bibliografia: BARON, Robert A.; SHANE, Scott A. Empreendedorismo – Uma visão do processo; São Paulo, editora CENGAGE Learning, 2007. 10° ed.
Sem comentários:
Enviar um comentário