sábado, 29 de outubro de 2011

Science4you: Da ideia à empresa de sucesso

Entre seguir uma carreira com horário certo na área da gestão e apostar numa ideia, Miguel Martins Pina optou pela segunda hipótese. Foi assim que transformou o trabalho final de um curso de Finanças do ISCTE numa empresa de sucesso. A principal atividade da Sciencie4you é criar brinquedos científicos que ajudam as crianças a aprender brincando.

A inspiração para ser geólogo, astrónomo, engenheiro, biólogo ou outro tipo de cientista pode começar bem cedo. Sobretudo com a ajuda de brinquedos como aqueles que a Sciencie4you desenvolve que dão às crianças a oportunidade de “pôr a mão na massa” fazendo experiências ou construindo objetos e puzzles que os ajudam a aprender ao mesmo tempo que se divertem.

A empresa arrancou em Janeiro de 2008 e, em apenas três anos, tornou-se um sucesso de vendas. Neste momento, a Science4you conta já com 18 empregados e exporta para Espanha, Brasil, Angola, Moçambique e Finlândia. Mas a aposta na internacionalização é para crescer. “Abrimos filial em Madrid no passado mês de Maio, e esperamos ainda no final deste mês inaugurar uma outra filial num país da Europa”, conta ao Boas Notícias Inês Vieira, do departamento de comunicacao da Science4you.

Com sede na Faculdade de Ciências, em Lisboa, a empresa desenvolve os seus brinquedos com a colaboração de vários cientistas como biólogos, químicos e engenheiros. “Depois os materiais são adquiridos pela Science4you que realiza a montagem, o design e produção bem como os manuais científicos que acompanham todos os brinquedos”, explica.

Todos os produtos têm o selo de certificação pela Faculdade de Ciências e, graças às parcerias que a empresa desenvolveu com os museus de ciência de todo o país, cada brinquedo da Science4you oferece mais de 100 euros em vales de entrada para aqueles museus.

A Science4you tem também uma área de serviços apostando na formação de professores e crianças e oferecendo atividades em aniversários e campos de férias. “Estas iniciativas são desenvolvidas por Licenciados e Mestres de diversas áreas científicas, com formação complementar de dinâmicas de animação. As Festas de aniversário, por exemplo, permitem ao jovem aniversariante ser cientista por um dia, realizando experiências científicas com os seus amigos”, conta a responsável.

Prémios e reconhecimento

Em 2010, com apenas 25 anos, Miguel Pina Martins foi nomeado Empreendedor do Ano 2010 pela Comissão Europeia representando Portugal na Semana do Empreendedorismo Europeu.

Antes desta nomeação, já tinha sido distinguido em 2009 com o prémio Empreendedor Finicia Jovem e com o primeiro lugar da European Entreprise Awards, na categoria Internacionalização. Numa altura em que o empreendedorismo é visto como a principal a solução para o crescimento económico, o exemplo do jovem empreendedor Miguel Pina é, sem dúvida, inspirador.

Sem comentários:

Enviar um comentário