domingo, 2 de outubro de 2011

Richard Branson abre centro de empreendedorismo em Montego Bay, Jamaica

Abriu este mês em Montego Bay, na Jamaica, o Branson Center, um centro de empreendedorismo lançado por Richard Branson através da Virgin Unite, uma fundação sem fins lucrativos.

A Jamaica pode não ser o primeiro país que nos vem à cabeça quando falamos de empreendedorismo, mas Richard Branson é conhecido, precisamente, por não tomar decisões de negócio convencionais.

A filosofia do Branson Center de Montego Bay é precisamente esta: com o apoio e os recursos certos, os negócios podem florescer em qualquer parte do mundo. Ou quase.

“Quando tinha 15 anos deixei a escola e comecei o meu próprio negócio” – começou por dizer Branson ao The Huffington Post. “Sabia um pouco de jornalismo, um pouco de publicidade e de distribuição. Era horrível com números mas tive sorte de encontrar um amigo da família que me ajudou. A mim e à minha dislexia. Ou seja, tive a sorte de encontrar um mentor que me ajudou a fazer com que a revista sobrevivesse. Como resultado desta minha sorte, o império Virgin cresceu e eu estou aqui”.

“Nestes primeiros tempos, quase todos os negócios acabam. 19 de 20 negócios fracassam. Por isso, ao sermos mentores destas pessoas nas Caraíbas ou África, podemos ter a certeza que 10 em cada 20 projectos serão bem sucedidos. Ajudamos as pessoas nisso”, continuou Branson.

O Branson Center vai dar formação, educação e oportunidades aos jovens empreendedores desta região. O primeiro centro de empreendedorismo abriu em Joanesburgo, na África do Sul, em 2005, como parte do esforço do empresário a ajudar empreendedores, criar empregos e fazer crescer as economias locais.

Para já, o centro jamaicano tem 14 empreendedores, que esperam ser ajudados pelo empresário britânico, pela sua equipa no local e por outros empreendedores que irão contar-lhes a sua própria história e experiência.

“Como empreendedor, devo dizer que temos que lutar com todas as nossas forças para evitar o fracasso, mas eventualmente ele irá, por vezes, chegar. Sabemos quando chega esse momento. Nessa altura devemos olhar para a frente, aprender com os erros, começar outra vez e criar algo ainda melhor”, aconselha Branson, que diz ainda que 80% da aprendizagem dos empreendedores adquire-se “só de andar lá fora, na floresta”.

Curiosamente, Richard Branson também teve um mentor, o pioneiro das transportadoras aéreas Freddie Laker. “Ele foi à falência, mas consegui convencê-lo a almoçar comigo e a dar-me alguns conselhos. Um deles avisou-me que todos irão tentar fazer de tudo para acabar com o nosso negócio. Inclusive através de truques sujos. O seu conselho, para este caso específico, foi: processa esses sacanas”.

Sem comentários:

Enviar um comentário