sábado, 15 de outubro de 2011

Cuba abre as portas ao empreendedorismo. E lança o seu primeiro MBA.

“Há um ano, os negócios privados não eram bem vistos em Cuba. Um empreendedor era quase visto como um criminoso, um delinquente. Hoje, os homens de negócio são vistos como contribuidores para a sociedade e economia”.

A frase pertence ao padre Yosvani Carvajal, director do Centro Cultural Felix Varela, em Havana, e revela os novos ares de mudança que se respiram no País das Caraíbas.

Na verdade, o padre Carvajal estava a falar no novo MBA que a Igreja Católica está a promover, e que irá ensinar gestão e empreendedorismo aos cidadãos cubanos. Será o primeiro MBA de sempre a ser realizado em Cuba.

“Vamos dar aos cidadãos ferramentas para abrir e gerir um negócio. Vamos falar-lhes de marketing”, explicou Carvajal.

Ao ser promovido pela Igreja Católica, o MBA está a responder a uma ânsia do Vaticano, que quer centros culturais idênticos – e MBAs idênticos – em vários pontos do planeta. O curso será dado por professores da San António Catholic University de Múrcia, na Espanha, e economistas cubanos.

De acordo com o Financial Times, a escola de negócios Esade, de Barcelona, tinha previsto lançar um projecto para melhorar o nível de empreendedorismo e gestão de negócio para executivos cubanos, mas a iniciativa, que deveria arrancar em 2010, nunca saiu do papel.

Nos últimos meses, Cuba levantou várias restrições aos chamados trabalhadores por conta própria. No ano passado, Cuba tinha 150 mil auto-empregados, uma pequena percentagem dos seis milhões de empregados. Hoje, são já 350 mil pessoas a trabalhar no sector privado, sendo que o objectivo do Governo cubano é colocar cerca de 35% da força de trabalho no sector privado.

Tempos de mudança, estes que se vivem em Cuba. Quanto aos empreendedores, eles poderão ganhar experiência com este MBA. “Estes alunos irão de certeza ganhar mais do que um diploma. Eles vão adquirir conhecimento para competir, e é disso que este País precisa”, explicou um dos economistas que irá contribuir para o MBA do Centro Cultural Felix Varela.


Sem comentários:

Enviar um comentário