Luanda - O director Nacional de Institutos Politécnicos do Ministério da Educação (MED), António Nascimento Alexandre, referiu hoje, em Luanda, que a disciplina de empreendedorismo, incluída em algumas escolas desde o ano transacto, tem sido uma mais valia no desempenho dos estudantes, visto que vai contribuir para o desenvolvimento económico de Angola.
Em declarações à Angop à margem do I Congresso de Pesquisa e Tecnologia, António Alexandre avançou que esta disciplina é uma ferramenta básica para que os alunos dos cursos Politécnicos, com o auxílio dos professores, possam apresentar melhor as suas ideias na vertente de empreendedorismo.
Segundo o responsável, trata-se de numa fase experimental do projecto de empreendedorismo no qual foram beneficiadas 48 escola, passando assim para outra fase que é a de aplanar trabalhos de alunos de escolas técnicas através dos projectos tecnológicos.
Nesta ordem, a fonte informou que no de 2012, a disciplina será alargada para outras escolas, criando, desta forma, uma escala mais abrangente de empreendedores.
O responsável frisou que o MED procurou incentivar as iniciativas empreendedoras destes pequenos criadores, estabelecendo empresas juniores, cooperativas.
Estas iniciativas, que serviram de incentivo, já resultou no lançamento do livro de iniciação científica que foi elaborado por alunos, além da exposição dos seus projectos de pesquisa em vários fóruns.
António Alexandre disse ainda que, com vista a permitir a pesquisa cientifica pelos estudantes, os institutos estão apetrechados de meios tecnológicos como laboratório e oficinas que os levem a desenvolver competências para poderem estar dotados de conhecimentos que os levam a ser criativos.
Informou ainda que o intercâmbio de conhecimentos científicos entre alunos e professores dos institutos médios do país tem acontecido em encontros do género e por meio de uma coordenação controlada através do ensino técnico profissional, e outros parceiros que vão alinhando as dificuldades que algumas instituições apresentam.
Dos projectos tecnológicos que já foram produzidos pelos estudantes dos institutos médios, de acordo com António Alexandre, foram realizados de forma didáctica dentre os quais projectos como: a recuperação de um bebedouro eléctrico e de uma arca frigorífica, um portão com abertura automática utilizando autónomos programáveis com elevadores que vão até três andares.
Quanto a utilidade destas criações, sublinhou que o MED tem chamado atenção aos empregadores ou entidades que queiram apostar nestas criações afins de que haja continuidade destas iniciativas.
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