O Empreendedorismo é um tema muito em voga. Tem sido transmitido pelos nossos governantes a necessidade de os portugueses terem de empreender para ultrapassarmos este momento crítico. Para além disso, o aumento do desemprego que a crise tem provocado, nomeadamente de quadros gestores, que após anos de trabalho vêem os seus postos de trabalho serem eliminados, tem libertado uma série de pessoas com experiência de gestão e muito novos para se reformarem. Com a escassez de oferta de emprego para estes profissionais, a solução de empreender surge como um desafio e uma alternativa.
Normalmente, o processo passa pelo desenvolvimento de um conceito, resultante de uma ideia, seguido da implementação do mesmo. Estatisticamente estas empresas estão condenadas ao insucesso pois é necessário conhecer bem o negócio, estar consciente que o plano de negócios não correrá de acordo com o previsto, mas possivelmente pior, ter capacidade financeira e de resistência para ultrapassar os insucessos.
Uma alternativa é procurar empresas no mercado, em áreas de negócio que o gestor tenha conhecimento, e apresentar uma proposta de valor. Isto implica ser empreendedor, pois não é uma proposta de emprego. Poderá ser uma proposta indexada a resultados, mas há que definir objectivos, apurar os resultados, e calcular o prémio (remuneração) em função do nível de atingimento. Nem sempre isto é fácil.
Uma outra alternativa de acrescentar valor poderá ser adquirir capital social, total ou parcial, em empresas cujo o know how do gestor seja uma mais-valia. A mais-valia do gestor pode ir desde a manutenção da continuidade do negócio por saída do anterior sócio-gerente, até uma profunda reinvenção do negócio. Uma coisa é certa, o gestor continuará a ser um trabalhador activo e, caso faça um bom negócio e seja competente, tem um activo que poderá aumentar o seu valor.
Há empresários interessados em vender as suas participações sociais, e uma das dificuldades com que se deparam é encontrar um comprador para as mesmas. Muitos destes empresários estão disponíveis para indexar o preço de venda à continuidade do negócio e acompanhá-lo de forma a que o seu know-how seja transmitido progressivamente. Para além disso, muitos estarão dispostos a manter uma participação no capital (menor esforço de aquisição para o comprador) e a financiar a compra do adquirente. O importante é montar uma operação de compra e venda de participação social que preveja o valor da mesma, financiamento da operação, indexante de valor futuro e a passagem de know-how do vendedor para o adquirente, entre outros.
Ser empreendedor não é apenas criar uma nova sociedade. Há muito a fazer nas sociedades que hoje existem, e um bom gestor poderá ter muito a acrescentar, com maior probabilidade de sucesso do que criar uma empresa de raiz.
Por João Costa
director da Yunit
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