sábado, 15 de outubro de 2011

Empreender é transformar sonhos em Realidade

Alexandre Cordeiro, 33 anos, é designer e trabalhou dez anos em editoras, empresas de comunicação visual e em projetos de desenvolvimento para a web. Mas foi quando abriu seu próprio negócio – a loja de roupas Drump – que ele se encontrou. Hoje tem duas lojas na Galeria do Rock – um dos pontos mais tradicionais e descolados de São Paulo – onde vende as roupas que cria, inspiradas no estilo streetwear. A seguir ele fala dos desafios de ser empreendedor:

Por que você decidiu abrir o próprio negócio?
Por ser designer, amar o que faço e acreditar no meu sonho. Sabia que a experiência que eu tinha me ajudaria no desenvolvimento de toda a comunicação da marca, reduzindo meus custos.

Você recebeu o apoio da família?
Recebi muito apoio da minha esposa, que acreditou como ninguém no meu sonho e me deu força para prosseguir e lutar pelo sucesso da minha marca. Agradeço muito a oportunidade de participar do Extreme Makeover, que tem me ajudado muito a enxergar os processos de outra forma.

Quais as diferenças entre ser empregado e patrão?
A diferença é bem grande. Como empregado, você não tem tantas responsabilidades, tem um setor a acompanhar ou uma determinada função a cumprir, com horários de entrada e saída. Já o empreendedor tem que se preocupar com todo o processo empresarial, desde o desenvolvimento do produto e a produção até a venda final, sem deixar de manter a estabilidade para fazer o negócio crescer.

Como você lida com a instabilidade de não ter salário fixo nem carteira assinada?
Encaro com tranquilidade, afinal escolhi me dedicar à realização do meu sonho. Por isso, lido bem com a instabilidade e procuro enfrentar todas as adversidades que aparecem.

Quais as vantagens de ser dono do próprio negócio?
A vantagem é poder colocar em prática as próprias ideias. Mas o risco é maior também, afinal um erro pode levar à falência, pode destruir tudo o que você se empenhou em construir.

E os principais desafios?
O principal desafio, no meu negócio, é a inovação. Conseguir sempre criar novos produtos e acessórios é o que faz a diferença frente à concorrência, que não é pequena. E ela fica cada dia maior devido à importação crescente de produtos chineses a preços extremamente reduzidos.

Que conselhos você daria para quem quer empreender ou está começando um negócio?
Ter pleno conhecimento do nicho de mercado em que vai iniciar sua empresa e fazer um plano de negócios bem detalhado, com a previsão de toda a operação. Alguns serviços de apoio ao empreendedor, como o Sebrae, também prestam uma ajuda importantíssima. Mas, o mais importante, é acreditar e ter a convicção de que o seu negócio é promissor.

Sem comentários:

Enviar um comentário